Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | João Carlos Schäfer

O coordenador da comunidade católica São José e vice-prefeito de Estrela fala sobre a importância do trabalho comunitário e a de separar a comunidade e o cargo público

Foto: Marcelo Grisa

Qual é a sua história com a comunidade e como chegou à coordenação?
João Schäfer – Eu estou ali há 46 anos. Nao nasci na São José, mas conheci minha então namorada com 17 anos e fui ficando. Morei por muito tempo. Saí, depois voltei, e hoje moro na Boa União, mas a minha sogra mora ali e tenho muitos amigos. Na eleição, em março deste ano, a nossa diretoria foi aclamada pela comunidade.
É uma grande responsabilidade estar neste cargo pela primeira vez, e um desafio porque eu tenho que estar na prefeitura também.

Quais são os objetivos da diretoria neste momento?
João Schäfer – Na pandemia, tudo parou. Não foi diferente na São José. Estamos retomando as atividades ainda, para atender tanto a Linha quanto a Vila São José, que fazem parte da comunidade. Estamos tendo ajuda de todos para fazer ações sociais e esportivas. A bocha, a quadra de esportes, casamentos, aniversários… Tudo isso é importante para a integração de todos. Esta é uma retomada que demorou, mas está acontecendo.
Tudo isso, claro, sempre unindo a experiência de esporte, cultura e lazer que queremos trazer com a parte espiritual e religiosa. Junto do padre José Augusto Schneider, nós buscamos unir essas duas partes para integrar cada vez mais a comunidade. Não adianta só ir na bocha e não ir à missa, ou só ir à missa e não ir à bocha, ou qualquer outro evento. Essa união é importante.

Quais são as necessidades da comunidade?
João Schäfer – Precisamos melhorar a quadra de esportes para trazer mais as pessoas para as atividades. O piso precisa de uma maior atenção. O ginásio é uma construção que já tem 50 anos. Além do piso, queremos reformar e reestruturar os vestiários e sanitários também.

Como a sua experiência anterior e a vida pública contribuem para esse papel?
João Schäfer – Eu trabalhei quase 40 anos no Sesi, que tem um foco em ações sociais, culturais e esportivas. Creio que essa é uma experiência que pode contribuir muito com as ações para a comunidade.
Quanto à prefeitura, eu procuro separar muito bem as duas funções. Quando assumi, disse isso aos outros membros da diretoria. Estou lá como voluntário porque gosto muito da comunidade. Não nasci ali, mas é como se tivesse. Conheci minha esposa ali, meus filhos nasceram ali. Tenho uma grande identificação com a São José, e temos uma boa diretoria envolvida.

O que é preciso para estar na diretoria?
João Schäfer – Vontade. Vontade de contribuir com a sua comunidade. Se você quer participar disso, é preciso ir lá fazer. Se ninguém contribuir, ninguém apoiar, nada vai acontecer. Cada um precisa dar a sua contribuição para que as coisas possam acontecer. Cada um dando um pouquinho de si, é possível organizar.
Os tempos andam um pouquinho difíceis. Todos temos compromissos profissionais aqui e acolá, mas se ninguém doar um tempo para o social, nada acontece. Pensando nisso, e na experiência de vida que eu tenho, é que decidi contribuir para a comunidade de forma mais forte como coordenador, junto com os demais diretores.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: