Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | José Kunrath

O proprietário da Kunrath Automóveis conta os desafios em estar à frente do empreendimento há quase 30 anos

Foto: Reprodução

Como surgiu a Kunrath Automóveis?
José Kunrath – Eu fui funcionário de uma empresa em Lajeado durante 14 anos. Em algum momento decidi que queria enfrentar novos desafios. O problema é que eu só tinha dois carros, um que eu usava e o outro tava sobrando. Esse que eu usava, deixava na loja durante o dia para vender. Um amigo meu que tinha um dinheiro sobrando, investiu em mais carros, e assim as coisas começaram a ficar mais movimentadas. Com o tempo, ele não quis mais, pois tinha outros investimentos. Fiquei trabalhando sozinho e surgiu uma oportunidade de vir pra Estrela. Mudei de lugar algumas vezes e hoje temos nossa clientela. As pessoas sempre voltam para comprar com a gente. Temos alguns clientes há mais de 20 anos.

Como é empreender há quase 30 anos em Estrela?
José Kunrath – Completei 28 anos aqui e o que percebo é que as pessoas compram mais em Lajeado. Mas apesar das dificuldades, eu gosto daqui. Nossos clientes estão sempre presentes. Nos estabelecemos aqui.

Qual o segredo para se manter tantos anos no mercado?
José Kunrath – Temos que gastar menos do que ganhamos e manter o negócio girando. É necessário pensar além do dinheiro. Manter uma loja bonita, atendimento personalizado e preço competitivo. Sempre procuro manter os carros bonitos e novos. Isso atrai o público.

Quais foram os maiores desafios ao longo dos anos?
José Kunrath – Tivemos algumas crises, como essa do período da pandemia. Mas em 2009, passamos por situações de comprar o carro, não ter cliente e ficávamos com as despesas. Quando vendia, já estava desvalorizado. Era prejuízo, mas conseguimos superar e nos adaptar ao mercado. Na pandemia, as pessoas queriam vender os carros, estavam baratos, mas não tinha dinheiro para comprar e o comércio estava fechado. Isso resultou no encarecimento do carro usado. Agora os preços estão caindo novamente. É um comércio desparelho.

Como enxerga o futuro da Kunrath Automóveis?
José Kunrath – Depois dessas crises, acredito que vem um período muito promissor. Mesmo dependendo de fatores externos, a economia de modo geral me deixa animado. Creio que serão anos de boas vendas.

O Cafezinho com o NG é publicado toda a semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: