Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | José Sulzbach

O sócio proprietário da Estofaria Sulzbach fala sobre o empreendimento que completa 30 anos e os planos futuros para a empresa familiar

Foto: Karine Pinheiro

Como surgiu a estofaria Sulzbach?
José Sulzbach – Eu trabalhava no ramo dos estofados. Depois de nove anos atuando na área, decidi abrir meu próprio negócio. Abri a Estofaria Sulzbach em 1993 junto ao meu irmão, que antes trabalhava na Cervejaria Polar. Destes 30 anos de atuação, 20 anos foram na parceria dele. A parte dele no empreendimento eu comprei para os meus filhos, que hoje atuam junto comigo. Faz 23 anos que estamos instalados no bairro Pinheiros.

Como é empreender em Estrela?
Sulzbach – Devido a minha experiência com os estofados, eu já conhecia muita gente no município. Quando eu decidi abrir minha empresa, já comecei a comentar com as pessoas e tive muito apoio. No mesmo momento em que estávamos montando a estrutura física da empresa, já chegavam clientes com pedidos. Tivemos uma boa aceitação em Estrela. Os clientes vinham naturalmente. O cenário era diferente do que é hoje, mas é preciso acompanhar as mudanças e fizemos isso. Quem não acompanha fica para trás.

Como é atuar em um empreendimento familiar?
Sulzbach – Iniciamos eu, minha esposa, meu irmão e minha cunhada. Meus filhos eram pequenos, e hoje Miguel e Jóice são os responsáveis por fazer a empresa funcionar. A família toda sempre se deu bem. Eu e meu irmão tínhamos uma regra de revezar as atividades a cada semana. Em uma semana ele ia ao banco com todos os boletos, na outra era minha responsabilidade. Se um tirava dez reais a mais, o outro fazia também. Então sempre funcionou bem e continua assim até hoje.

O que a estofaria oferece?
Sulzbach – Trabalhamos muito com veículos. Atualmente fazemos bastante estofados com courvin, um couro sintético mais durável e resistente. Montamos estofados para carros, caminhões, às vezes cadeira também. Em outros momentos trabalhamos com sofás e outros estofados domésticos, mas paramos há um tempo. Hoje temos clientes no Rio Grande do Sul inteiro e em outros estados também.

Como enxerga o futuro da Estofaria Sulzbach?
Sulzbach – Esperamos cada vez mais qualificar nosso serviço. Hoje meus filhos trabalham comigo. Cada um tem sua função, seja nas montagens, na parte administrativa. Minha mulher fica na parte da costura. Temos outros funcionários também. E se os filhos quiserem, chegaremos a mais 30 anos de atuação.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: