Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Josselito Brandão

O presidente do conselho pastoral paroquial da Paróquia Santo Antônio fala sobre sua trajetória na comunidade católica e o papel do conselho

Foto: Arquivo Pessoal

Como chegou ao cargo de presidente e há quanto tempo está no conselho pastoral?
Josselito Brandão – O conselho é formado a partir de indicação da comunidade. É feita uma eleição, e as pessoas apontam um grupo de dez integrantes. Eles se dividem em algumas funções: Presidente, vice, secretário, vice-secretário e conselho fiscal. Os mais votados acabam com estas funções diferentes por um período de dois anos. Estamos no primeiro ano do biênio 2023-2024. Já fizemos parte do conselho no biênio anterior, mas agora estou numa função nova. Apesar disso, o conselho é um colegiado que ajuda a analisar e tomar decisões quanto à organização da paróquia.

Na sua opinião, qual o papel do conselho em uma paróquia, como a Santo Antônio?
Josselito Brandão – Nossa função não é meramente administrativa. Apesar de a igreja ter um patrimônio constituído, como a igreja, o centro comunitário, um ginásio, isso precisa de atenção. Mas o principal papel do conselho pastoral paroquial é, e deveria ser sempre, a pastoral. Como atuar para que a igreja cumpra o seu papel de ser presença, de ser ação evangélica, de ser ação de Jesus Cristo no mundo, na sociedade, em Estrela. Então, a gente tem que ter atenção ao aspecto material, mas temos que ter atuação na igreja. Claro, o primeiro grande responsável por isso é o pároco. Temos a função de estarmos juntos, como pessoas atuantes na sociedade, para a realização de ações na comunidade com o melhor resultado.

Quais são as metas da atual gestão?
Josselito Brandão – Primeiro, há uma meta permanente que é o cuidado com o patrimônio. Manter tudo isso é um desafio permanente para nós.
A renovação, a busca por pessoas novas que venham a atuar dentro da comunidade, especialmente na cidade, na matriz, é o nosso grande desafio. Temos muitas funções que precisam de atividade: catequese para a primeira comunhão, crisma e batismo, e preparação para os noivos. Estrela é uma das cidades com o maior número de casamentos religiosos, e isso não pode ser apenas um fato social, um evento. Ele tem uma função religiosa, um significado de fé. Nós, como paróquia, como comunidade, temos que ter pessoas para preparar e agir em torno deste sacramento.
O grande desafio para um conselho pastoral é estar atento às necessidades que dizem respeito aos serviços que a paróquia precisa prestar. Esses serviços precisam ser constantemente renovados, com pessoas devidamente formadas para atuar em comunidade dentro da igreja.

Quais são os desafios que vêm com o cargo?
Josselito Brandão – Nós, dentro da comunidade, temos muitas funções, todas muito importantes. Todos os serviços possuem seus desafios. O conselho pastoral paroquial, que também é um deles, tem seus desafios. Acho que um dos nossos maiores é o tempo que as atividades nos exigem. Isso porque todas as pessoas do conselho atuam em outros serviços da paróquia, além de terem sua profissão, vida familiar e compromissos próprios. Então, ter tempo para se dedicar é um grande desafio que precisa ser superado quando se diz sim a uma atividade comunitária. O tempo é o grande fator que nos exige e, às vezes, limita. Mas a paróquia é bem estruturada, bem organizada. Temos serviços bem distribuídos, muitos voluntários, todos com uma dedicação enorme, tanto dentro quanto fora do conselho. Pessoas que fazem um trabalho expressivo. Podemos dizer que a comunidade da paróquia de Santo Antônio de Estrela tem a facilidade de ter um grande número de pessoas de boa vontade, dispostas ao serviço.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: