Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Magnus Santos

O pastor foi um dos muitos moradores de Estrela que usaram embarcações para ajudar no resgate aos atingidos pela enchente que impactou a cidade na semana passada.

Quando percebeu que seria necessário atuar nos resgates durante a enchente?
Magnus Santos – Quando olhei e vi crianças e senhoras idosas pedindo socorro. Eles vieram até a minha casa porque, na delas, nunca havia chegado uma enchente.
Deixei minha esposa em cimado carro. Disse pra ela que viria resgatar. As minhas crianças levei em uma casa de dois pisos. Logo recebi uma ligação deles para eu ir resgatar porque também estava subindo a água por lá.
Minha motivação foi que, se conseguimos resgatar a família, também poderia fazer isso por outras pessoas.

Como tem sido até agora esse trabalho de resgate e assistência aos atingidos?
Magnus Santos – Primeiramente eu tentei resgatar com o caiaque de pesca, mas era muito pequeno, não tinha espaço. Apareceu então o Fábio da Luz, disponibilizou seu barco para fazermos o resgate. Na coragem, enfrentamos as águas correntes, cercas, casas, carros, luz elétrica ligada. Desde o dia da enchente até terça eu não consegui voltar para a minha casa. Não sei se eu consegui salvar alguma coisa. Já recebi ajuda de algumas pessoas, como roupas e mantimentos. Também trabalhei para ajudar outras pessoas. Druante dois dias trabalhamos no ponto da nossa igreja. Montamos um ponto de distribuição de roupa, comida, produto de limpeza, etc.

O que esse esforço coletivo diz sobre a comunidade estrelense?
Magnus Santos – Conseguimos evitar uma tragédia maior. Muitas pessoas que poderiam perder a vida felizmente estão salvas. Foram quase cem pessoas que conseguimos resgatar. Onde os serviços de resgate não conseguiram ou não puderam chegar, nós conseguimos ajudar adultos, idosos e crianças. Era gente nos telhados, caixas d’água, casas, patrolas, carros e furgões.

Como homem de Deus, qual a mensagem que o senhor tem para aqueles que sofrem com essa situação?
Magnus Santos – Eu enfrentei essa situação de enchente pela primeira vez. Nunca tinha passado por isso. Agora que estou assimilando tudo. Não estava conseguindo dormir. Mas estou superando.
Primeiramente eu quero deixar essas palavras: Que toda honra e toda glória seja dada a Jesus Cristo por ter permitido eu juntamente com os meus amigos Fabio da luz Leonardo Michels meus irmãos agora como família ter alegria e a possibilidade de ter ajudado muitas pessoas de ter mais uma oportunidade de vida.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: