Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Marcos Pies

O sócio proprietário da Geração Própria fala sobre o trabalho com energia renovável e a experiência de abrir uma empresa em meio a uma pandemia.

Foto: Karine Pinheiro

Como surgiu a Geração Própria?
Marcos Pies – Fiz uma viagem ao nordeste e encontrei um primo que atua na área do agronegócio. Na ocasião ele comentou que ia investir em energia solar. Na época eu não tinha noção de como funcionava e achava que isso era aquecimento. Comecei a ter mais contato com o setor, pesquisar o mercado e ver como isso funcionava. Durante a volta, conheci um professor da USP que me mostrou uma pesquisa sobre as macrotendências mundiais até 2040 e um desses tópicos era demanda por energia e energias renováveis. Busquei oportunidades na área, visitei algumas empresas e fui trabalhar em Santa Cruz do Sul. Nesta empresa conheci os outros sócios, Jean Soares, João Goerck e Ricardo Parckert. O domínio deste nome estava disponível e criamos a empresa em agosto de 2020. Hoje temos cerca de 100 funcionários.

Como foi abrir o empreendimento durante a pandemia?
Marcos Pies – Tinha muita gente fechando o comércio neste período e fomos na mão contrária. A nossa gestão começou no modelo home office, então até hoje temos quase toda a empresa funcionando de maneira digital. Por esse motivo temos uma cultura sustentável e uma política de zero papel. Também temos funcionários que ainda estão em home office e entendemos que não há necessidade de mudar isso.

Por que empreender em Estrela?
Marcos Pies – Eu sou de Lajeado, o Ricardo é de Venâncio Aires, o João é de Santa Cruz do Sul e o Jean é de Caxias do Sul. Nossa “sede” inicial foi em Santa Cruz. Neste período fizemos um estudo de mercado e decidimos nos instalar em Estrela, porque é um lugar com localização privilegiada. Conseguimos em, no máximo, 1h30min estar presentes nas obras. A RSC-453 é um ponto estratégico. Essa facilidade logística faz com que a gente entregue os materiais com rapidez.

Quais os benefícios da energia renovável?
Marcos Pies – A luminosidade do sol sobre as placas gera uma corrente de energia contínua. Essa energia passa pelo inversor para que seja transformada em uma corrente parecida com a da distribuidora de energia. Após, a corrente gerada é consumida pelos equipamentos do local. Assim é possível economizar até 90% na conta de luz.

Como enxerga o futuro da Geração Própria?
Marcos Pies – Temos um plano de ação para passar de mil projetos até o fim de 2022. Queremos dobrar o time comercial para 80 pessoas, que fiquem de forma estratégica entre os Vales do Taquari e Rio Pardo, Serra e Região Metropolitana. Temos várias opções de marcas e estoque próprio, uma forma de atender melhor o cliente. Temos o ponto para carregamento de carro elétrico e produzimos nossa própria energia. O mercado está super em alta, mas pra nós ainda nem começou. Temos muito a crescer e os números mostram isso. Projetamos os próximos 10 anos. A energia renovável está no auge, é produto que agrega às pessoas e ao meio ambiente.

O Cafezinho com o NG é publicado toda a semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: