Jornal Nova Geração

Cafezinho com NG | Marisa Cristina Görgen

O Jornal NG publica nesta semana mais um Cafezinho com NG. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades. Nesta edição, Marisa Cristina Görgen, diretora do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (Ieeem), fala sobre sua carreira como educadora e como é estar à frente de uma das escolas mais reconhecidas no município.

ENTREVISTA

Jornal NG – Como é sua trajetória como professora?

Marisa Görgen – Iniciei minha trajetória em 1985, como monitora na rede municipal. A partir disso, surgiu a vontade de ser professora. Quando fiz o ensino médio, não quis complementar com o curso de magistério, mas trabalhar com a educação infantil fez eu me apaixonar pela área. Portanto, busquei o curso de Aproveitamento de Estudos do Estrela da Manhã. E como sempre gostei de Matemática, foi fácil escolher o curso para continuar minha formação. Sou formada em Ciências com habilitação em Matemática na Univates. Prestei concursos para o Município e para o Estado, sendo nomeada em 1996, em ambas as esferas para séries iniciais. Trabalhei com as séries iniciais e finais nas Eeef Pedro Braun, Emef Odilo Afonso Thomé e Eeeb Vidal de Negreiros. Após isso, assumi a direção da Emei Arco Íris por cinco anos, retornando para sala de aula na Eeef 20 de Maio e Emef Odilo Afonso Thomé. Em outubro de 2011, recebi convite para substituir a professora de Didática da Matemática do Ieeem. Em 2019, assumi a direção da escola, junto à professora Ângela Maria Schossler e continuaremos na direção por mais três anos.

Jornal NG – Como é estar à frente da diretoria do Ieeem?

Marisa Görgen – É um desafio grande, porque aqui realizamos um trabalho diferente: formamos professores. Recebemos alunos de mais de 25 municípios da região e a maioria permanece na escola de segunda a sexta-feira. As famílias confiam em deixar seus filhos aqui. Outro desafio que permeia nossa rotina é que somos uma escola de Curso Normal. Atualmente, há poucas escolas no estado que tem essa base curricular, na região são quatro. Temos a responsabilidade de levar a qualidade da educação dos nossos alunos adiante, pois assim que eles concluem o curso, estão aptos a dar aulas, com habilitação para anos iniciais e educação infantil.

Jornal NG – Quais são os desafios para o próximo triênio?

Marisa Görgen – Há uma luta para mantermos o Curso Normal no RS. Diante das alterações propostas na legislação, nosso desafio é assegurar o que achamos importante para o Curso Normal, no Novo Ensino Médio. As mudanças serão regulamentadas pelo CEEd para o próximo ano. Outro desafio é a retomada das aulas com certa normalidade, neste momento de pandemia, desenvolvendo um trabalho com qualidade.

Jornal NG – O que significa ser educadora para você?

Marisa Görgen – São quase 37 anos como educadora. É uma paixão. Não tem como não se apaixonar em ver a evolução e o crescimento dos alunos. Eu pensava que trabalhar com a Educação Infantil dificultaria meu trabalho com os maiores. Mas quando surgiu o desafio de trocar de modalidade, também me apaixonei por acompanhar a formação deles. Vemos nossos alunos do primeiro ano chegando com vivências diferentes e saindo preparados para um estágio no terceiro ano. Cada fase é um apaixonar-se novamente. Só permanece na educação quem tem amor por trabalhar com pessoas, estudar muito e estar sempre disposto para aprender.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: