Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Rui Grave

O diretor da Univale Distribuidora, Rui Grave, conta sobre sua atuação na empresa que é uma das maiores distribuidoras na região sul. Atualmente a marca atende 52 municípios do estado e completou 22 anos neste mês

Para Rui Grave, Estrela tem posição geográfica privilegiada para empreender no Vale do Taquari

Como surgiu a Univale?
Rui Grave – A Univale começou a ser planejada no início de 2000. Eu e o Adelmo já tínhamos uma distribuidora em Teutônia, a Três Unidas, e o Nestor Müller e o Arno tinham outra em Estrela. Se naquela época quiséssemos continuar no mercado, no nosso negócio, teríamos que nos associar para fortalecer as nossas empresas do nosso segmento. A distribuidora Três Unidas atendia Teutônia, Bom Retiro do Sul, Taquari, Garibaldi, Poços das Antas e Tabaí. Já a Arno Müller prestava serviços em Estrela, Lajeado, Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul. Então a partir de 1999 quando se deu a fusão da Brahma com a Antárctica, formando a Ambev, começamos as negociações. Em 5 de janeiro de 2001 iniciamos as atividades. Desde então buscamos aprimorar sempre mais a nossa estrutura, tanto física como tecnológica. Em 2007 adquirimos distribuidora de Arroio do Meio e desta forma passamos a trabalhar com mais marcas e atender mais municípios. Hoje atendemos 52 cidades e mais de 3 mil clientes.

Como funciona a operação?
Rui Grave – Hoje temos a tecnologia para nos ajudar em toda a demanda. Temos 25 vendedores no mercado que fazem tudo online, por smartphones. Os pedidos são enviados diariamente até as 16h30min, e vão direto para o sistema de montagem das críticas de carga. Às 19h começam os carregamentos, pois nós trabalhamos em três turnos. Durante a manhã o pedido sai para a entrega.

Como é a relação com os clientes?
Rui Grave – Quanto mais forte nosso cliente é, mais fortes nós vamos ser também. Ele precisa ter uma boa estrutura e boas vendas, porque se não tiver, nos afeta também. Hoje trabalhamos com pesquisas mensais junto aos nossos clientes, disponibilizadas pela Ambev, para saber como estamos trabalhando e como está o nosso atendimento, essas notas variam até 10. Desta forma podemos avaliar nossa prestação de serviço e aprimorar nossos processos. Nós somos fornecedores da Ambev, com todas as suas marcas, para a nossa região.

Quais as vantagens de empreender em Estrela?
Rui Grave – Devido a boa localização da cidade, conseguimos sair daqui para atender todos os municípios que compõem a nossa área de atuação, onde os mais distantes são Guaporé, Barros Cassal, Serafina Corrêa, Nova Alvorada e Garibaldi. Estrela está em uma região próspera e rica. E se torna mais fácil trabalhar em uma região que conhecemos. Facilita contato com comerciantes e facilita nossa logística.

Quais foram as principais mudanças naquele período de fusão?
Rui Grave – Separo Estrela em dois momentos: antes da Cervejaria Polar e depois da Cervejaria Polar. A fábrica funcionou a todo vapor até 1999. Tudo mudou quando aconteceu a fundação da Ambev, pois decidiram diminuir o número de fábricas consideradas antigas e inaugurar novas com tecnologias modernas, onde a produtividade seria maior e com menos pessoas envolvidas. Isso fez com que Estrela tivesse que se reinventar e o agronegócio passou a ter força no município. E para que a cidade voltasse a crescer, era necessário planejamento, e foi o que as nossas forças políticas fizeram, e continuam fazendo. Nós da Univale estamos aqui para participar deste desenvolvimento, com o planejamento e a estrutura montada para 2023 termos um atendimento cada vez melhor atendendo as necessidades dos nossos clientes.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: