Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Sileini Sulzbach Mossmann

A proprietária da Novolar Imóveis, conhecida pela comunidade como “Batatinha”, conta sobre sua trajetória no ramo imobiliário e os planos para comemoração da empresa que está prestes a completar 30 anos

Sileni atua no ramo imobiliário há mais de três décadas (Foto: Karine Pinheiro)

Como surgiu a ideia de empreender no ramo imobiliário?
Sileini – Iniciei como funcionária em uma imobiliária tradicional da cidade em janeiro de 1987, em um prédio bem antigo, mas bem conceituado. Eu atuava com locações e fui gostando dessa área. Após quatro anos de trabalho com locação, tive incentivo para fazer o curso de corretora. Recebi o diploma em janeiro de 1991. Fiz o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis do RS (Creci/RS) para eu poder auxiliar mais dentro da empresa, bem como impulsionar as vendas. Nesta época, foi sugerido que eu pudesse coordenar os trabalhos na empresa. Isso ficou na minha mente. Foi crescendo um sonho dentro de mim e resolvi montar meu próprio negócio. Abri minha imobiliária em janeiro de 1994. Tive um incentivo muito grande.

Como foi o início das atividades?
Sileini – Tudo começou em janeiro de 1994. Comecei os atendimentos em uma salinha pequena na casa da minha mãe, no bairro Oriental. Nesta época, comprei até uma mesinha usada de um sindicato que havia fechado e estava se desfazendo dos móveis. Iniciei trabalhando só com locações. Lembro que na época era comum as pessoas alugarem linhas telefônicas. Meus primeiros negócios foram muito bem sucedidos porque este serviço era muito procurado. As visitas eu fazia de bicicleta, com uma maletinha pendurada e rodava todos os bairros. Até hoje as pessoas comentam que me lembram de mim no início de tudo. Me esforcei muito para tornar esse sonho realidade.

Quais foram os maiores desafios?
Sileini – Eu tive persistência. Foram muitos momentos desafiadores, porque eu estava entrando em um segmento que já era forte em Estrela. Além disso, era um mercado que não tinha muitas mulheres, então as pessoas tinham um pouco de receio nos negócios. Mas isso não me abalou. Sempre busquei maneiras de me especializar no assunto e me inserir neste meio. Atendi na casa da minha mãe por quatro anos, até que consegui alugar uma sala comercial e contratar uma secretária. Nesta época também comecei a trabalhar com compra e venda e minha cartela de clientes foi aumentando. Percebi que estava no caminho certo.

Qual a maior conquista nesta trajetória?
Sileini – Foi quando adquiri o imóvel onde hoje é a sede da imobiliária. Isso foi em 2003. Um grande sonho realizado. Contratei mais funcionários e os negócios foram ficando mais estruturados. Também, sempre priorizei a relação com as pessoas, um trabalho sério e de confiança. Por meio disso, consegui participar dos sonhos de outras pessoas. É muito gratificante participar do momento em que as pessoas conquistam a casa própria. É um trabalho minucioso de entender as necessidades de cada cliente e acompanhar tudo até a entrega da chave. Também vejo um progresso muito grande nos negócios em relação ao que era antes. Estrela é uma cidade maravilhosa para investir e morar, as pessoas procuram bastante.

Quais os planos para a comemoração dos 30 anos?
Sileini – Estou vivendo um momento maravilhoso. Além desta data especial, hoje tenho minha filha trilhando esse caminho junto comigo. Sou muito feliz de dividir meu conhecimento com ela e vê-la atuando neste mercado como corretora. Para a comemoração das três décadas, planejamos um evento com o objetivo de reunir clientes, colaboradores, fornecedores e pessoas que fazem parte desta história. É preciso comemorar com essas pessoas que também foram rede de apoio. Sozinhos não chegamos em nenhum lugar. Tem pessoas que até hoje me agradecem pelo serviço prestado. O bom atendimento marca a vida das pessoas. Isso é gratificante. Iniciei esse sonho rodando a cidade de bicicleta e hoje tenho reconhecimento e atendo todo o Vale do Taquari.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: