Jornal Nova Geração

Cafezinho com o NG

Nesta edição, a recém empossada presidente do Lions Clube de Estrela, Clair Sibila Korbes Firnkes, destaca quais serão as principais ações à frente do clube de serviços. A professora aposentada é casada com o contador Gilberto Antônio Firnkes e mãe de Marilu, 32 anos, e Raquel, de 30.

ENTREVISTA

Jornal NG – Quais suas principais atividades, profissionais e de cunho voluntário, em Estrela?

Clair Firnkes – Iniciei minhas atividades profissionais na docência de Ciências e Matemática na Escola da Delfina
(particular na época). Também lecionei na Escola Municipal Leo Joas e Escola Estadual Moinhos. O maior período de atuação, na docência de Matemática e Física, foi na Escola Estadual Nicolau Müssnich e no IEEEM. A experiência de atuar na 3ª CRE, no setor pedagógico, foi bem oportuno por enriquecer os conhecimentos sobre a educação. Encerrei minha atividade profissional há sete anos, no cargo de assistente financeira do IEEEM. Concomitante a isso, meu marido e eu sempre encontramos um tempo e motivação para exercício do voluntariado. Atualmente, estamos na coordenação do Curso de Noivos da Paróquia Santo Antônio. E desde 2015 no Lions Clube.

Jornal NG – Por que aceitou o desafio de presidir o Lions e quais devem ser os principais desafios?

Clair Firnkes – Ser presidente é um grande desafio, uma grande responsabilidade, mas também é uma alegria e uma honra. Estar associado também nos responsabiliza a ocuparmos cargos e, na inspiração da simbologia do leão, que representa coragem e força, aceitei o convite de vice e hoje estou presidente, desde 1º de julho. Com a pandemia,
nossas reuniões passaram a ser virtuais e o desafio de manter o grupo motivado está sendo alcançado. O Lions trabalha com cinco causas globais: fome, visão, diabetes, meio ambiente e câncer infantil. Neste ano leonístico, o Distrito LD2, ao qual nosso clube pertence, quer atuar mais intensamente nos três pilares: combate à fome, meio ambiente e educação para todos.

Jornal NG – Que projetos pretende colocar em prática?

Clair Firnkes – Vamos dar continuidade ao projeto de combate à fome. O Lions e a Secretaria de Saúde estão com
uma parceria muito bacana com a atuação no cadastro da vacinação e arrecadação de alimentos. Somos muito
gratos às pessoas e empresas que doam alimentos. Sobre o meio ambiente, acompanhamos políticas locais com representantes no Conselho Municipal, fortalecendo o relacionamento entre comunidade e natureza, incentivando a separação do lixo, cuidando do Rio Taquari. O Lions Quest é um programa que trabalha a aprendizagem social e emocional do aluno. Foi implantado nas escolas municipais e também em algumas turmas na Escola Estadual Moinhos. Também trabalhamos com todas as escolas a campanha do Cartaz e Redação da Paz. É muito gratificante a produção e reflexão dos alunos.

Jornal NG – Qual importância do trabalho durante a pandemia?

Clair Firnkes – O Lions está atuando na agilização das filas para vacinação e acredito ser uma ação que nos aproximou muito da comunidade, nos tornou visíveis. Com a campanha da arrecadação de alimentos e agasalhos,
podemos atender muitas famílias.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: