Jornal Nova Geração

ESTRELA

Caminhada alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial reúne mais de 50 pessoas

Data é alusiva à reforma psiquiátrica, que garante direitos de tratamentos humanizados

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, instituído em 2001, o Centro de Atendimentos Psicossociais (Caps) de Estrela promoveu caminhada, durante a manhã dessa quarta-feira, 18, para celebrar a data que é um marco para a reforma psiquiátrica. O evento contou com funcionários, pacientes, famílias e autoridades municipais e reuniu mais de 50 pessoas.

O objetivo da data é conscientizar sobre o atendimento especializado de transtornos mentais e que estes sejam feitos de forma humanizada. De acordo com a coordenadora do Caps, Lucimara da Rosa, a data é importante para que se lute contra as internações vitalícias e compulsórias em sanatórios.

“Queremos mostrar que os pacientes têm seus direitos. Relembrar que não há necessidade de existir manicômios, e sim, tratamentos com dignidade e respeito. Queremos discutir tratamentos e fazer acompanhamentos e atividades que integrem”, ressalta a coordenadora.

Hoje, o Caps de Estrela atende cerca de 700 pacientes com quadros graves a permanentes. A coordenadora de Saúde Mental do município ressalta a importância da rede de atenção ao paciente, desde a atenção primária a internações, caso necessário. O município mantém convênio com o Hospital Estrela que disponibiliza ala com 10 leitos para tratamento especializado. A média de internações que duram em torno de 21 dias, é de 13 por mês. “Os pacientes devem ficar próximos as suas famílias e equipe de tratamento”, ressalta.

A artista e arquiteta Marisete de Azevedo é paciente do Caps. Ela procurou os serviços do centro de atendimento ao perceber que precisava de ajuda. Ela relata que teve um pouco de receio, mas foi bem acolhida. A arquiteta destaca que qualquer pessoa pode ser acometida por transtornos mentais e reforça a importância de procurar auxilio nos Caps e na atenção primária do município.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: