Jornal Nova Geração

Caminho das Cascatas é opção de passeio neste verão

O verão pede sombra, água fresca e experiências únicas. E isso tudo  está muito próximo aos moradores do Vale do Taquari. O Caminho das  Cascatas reúne cerca de 30 cascatas nos municípios de Progresso, Sério  e Boqueirão do Leão. Em tempos em que é preciso evitar aglomerações,  em função da pandemia, o Caminho pode ser o destino de quem quer  curtir o calor com segurança.

O Caminho das Cascatas, além das 30 cascatas – destas, hoje a  visitação é feita em dez -, tem uma infraestrutura com pequenos  empreendimentos, propriedades rurais, hotel e trilhas. Conforme Simone  Berté, proprietária da uma agência de turismo receptivo que faz o  Caminho das Cascatas, são organizados passeios personalizados para  grupos a partir de duas pessoas, de acordo com o perfil dos  integrantes. No momento, não estão sendo realizados eventos com datas  pré-estabelecidas por causa da pandemia.

De acordo com Simone, depois de fazer o agendamento, todo o pacote é  organizado para os clientes, incluindo o que for necessário para a  segurança e comodidade dos visitantes, como refeições, hospedagem,  condução local e entrada nas propriedades. “Estamos numa das regiões  mais bonitas do Estado, temos cascatas, vales e montanhas. E, como  fazemos um turismo de base comunitária em pequenas propriedades  rurais, trabalhamos com agendamento para receber os visitantes da  melhor forma possível. Queremos ver as pessoas satisfeitas, conhecendo  nossas lindas paisagens, com a hospitalidade da gente do interior e a  mesa farta e saborosa da colônia”, afirma Simone.

Outro diferencial dos pacotes é que os participantes dos grupos têm o  seguro aventura. “O turismo de aventura é muito bacana, mas precisa de  cuidados para que se evitem acidentes”, reforça Simone.
O pacote Caminho das Cascatas pode ser feito em um ou dois dias,  dependendo da escolha do grupo. A iniciativa tem o apoio da Associação  dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

Como agendar:

Os interessados devem entrar em contato com Simone Berté, que faz o  receptivo local, para agendar os passeios. Também é possível contatar  direto os empreendimentos, caso exista interesse somente na visitação  das propriedades.
Fone: (51) 991525358 (Simone Berté)
E-⁠mail: caminhodascascatas@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/caminhodascascatas
Instagram: @caminhodascascatas
Site: http://caminhodascascatas.wixsite.com/turismo

Muito para ver

O Caminho das Cascatas tem mais de 30 cascatas catalogadas na região.  Hoje é feita a visitação em pelo menos dez, a maioria de fácil acesso.  Além das cascatas, inclui o Sítio Campiol (que tem a trilha da Cascata  do Moinho, em Progresso), a Cabanha Leite (Progresso), o sítio Família  Favaretto (Sério) e o MS Centro de Saúde e Bem-Estar (Progresso).

Cascata do Moinho – Localizada em Progresso, tem trilha de 1,8 km até  a base da cascata de 98 m. Tem trilha autoguiada partindo do Sítio  Campiol.

Cascata de Colônia Jardim – De fácil acesso, fica na divisa entre  Progresso e Boqueirão do Leão.

Cascata da Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Localizada na comunidade  de Campo Branco, em Progresso, tem fácil acesso.

Cascata do Gamelão – Fica em Boqueirão do Leão e é uma das mais  bonitas cascatas da região. Tem fácil acesso e é autoguiada. É  possível tomar banho durante as visitas guiadas com coletes salva-vidas.

Cascata do Bosque das Bruxas – Em torno de 18 km de trilha em meio à  mata nativa, trilha considerada de dificuldade média a díficil.  Possibilidade de banho, mas só é possível de acessar com condutor  local de ecoturismo e turismo de aventura. Fica em Boqueirão do Leão.

Cascata do Pedro Bastião – Em Boqueirão do Leão, tem 15 km de trilha  em meio à mata nativa, possibilidade de banho e precisa ser acessada  com condutor local de ecoturismo e turismo de aventura.

Cascata do Perau da Nega – Fica em torno de 8 km do Centro de  Boqueirão do Leão, acesso por estrada aberta, fácil acesso e autoguiada.

Cascata da Bugrinha – Trilha de 6 km passando por trilhas antigas de  moradores da região, passando pela Gruta dos Bugres e chegando no  Paredão de Alto Sampaio. Considerada de fácil a média em nível de  dificuldade. Localizada em Sério, só acessada com condutor local.

Cascata Sinuelo – Fica na Fazenda Sinuelo, próximo do Centro de  Progresso. São cerca de 7 km de caminhada em estradas antigas e  trilhas até um bosque escondido, onde se encontra a cascata. Trilha de  nível fácil e só acessada com condutor local.

Cascata Fischer – Fica em Boqueirão do Leão e tem 15 km de trilha em  meio à mata nativa, possibilidade de banho e só possível acessá-la com  condutor local de ecoturismo e turismo de aventura.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: