Jornal Nova Geração

CONEXÃO

Caminho de Cristo à comunidade

A data de Corpus Christi é celebrada nesta quinta-feira, 8. Tradição entre os cristãos, comunidades confeccionam tapetes e participam de procissões pelas ruas das cidades

No último ano, a Paróquia São Cristóvão celebrou a data na Linha Lenz e reuniu centenas de fiéis (Foto: Divulgação)

Serragens coloridas, folhas, flores e as mãos voluntárias dos integrantes das comunidades católicas. Além dos materiais, a confecção dos tradicionais fazem parte das celebrações relacionadas ao Corpus Christi e contam a criatividade dos fiéis para retratar símbolos como pão, cálices, uvas e trigo. Fiéis dos municípios de Estrela, Colinas e Bom Retiro do Sul se reúnem nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 8, para dar andamento à tradição.

Costume antigo no santuário, a Paróquia São Cristóvão de Estrela celebra a data em uma comunidade diferente a cada ano. Neste ano, a igreja responsável por receber a festividade é a Sagrado Coração de Jesus, em Colinas. Segundo o padre Augusto Schneider, ainda que o início esteja marcado para as 6h, as pessoas começam a chegar por volta das 4h30min.

“Temos um caminho muito bonito. Sempre reunimos nossas comunidades em um local e somam-se muitas pessoas na participação. É uma tradição que surgiu e é cumprida todos os anos”, conta o padre. Ele explica que os tapetes representam os caminhos que o Senhor Jesus Cristo percorre. “Foi um costume que surgiu na Espanha e chegou até nós. Celebramos a missa e vamos levar o corpo de Cristo em procissão. Do altar às ruas”, destaca.

A Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo ocorre sempre em uma quinta-feira, 60 dias após o domingo da ressurreição de Cristo. A data foi oficialmente instituída em 1264 e faz referência a Eucaristia, que representa o corpo e sangue de Jesus na hóstia consagrada.

Preparação

Uma das voluntárias e integrante da coordenação da Paróquia Sagrada Família, de Bom Retiro do Sul, Delci Klunck, relata que a preparação inicia pelo menos um mês antes. “Temos que juntar os materiais, buscar serragens nas madeireiras e colorir elas, juntamos folhas e flores e até utilizamos alimentos que podem ser reaproveitados, como café e erva”, ressalta.

Em Bom Retiro do Sul, cerca de 100 pessoas participam da confecção dos tapetes (Foto: Divulgação)

A coordenadora ainda afirma que há um cuidado em não utilizar mantimentos que podem alimentar outras pessoas. As atividades envolvem todas as pastorais da igreja. Os integrantes também se reúnem cedo nesta quinta-feira para montar os tapetes. “São muitos sacos destes materiais. Temos um trabalho artesanal e muito colorido”, comenta Delci.

A criação dos desenhos foi comandada pela secretária da Paróquia Mara da Silva. Os moldes são feitos dias antes para preenchimento com os materiais no dia de Corpus Christi. Além disso, o movimento incentiva a prática de atividades artesanais na igreja. Ao todo são cerca de 100 pessoas envolvidas.

A comunidade também arrecada alimentos para a pastoral social distribuir posteriormente. “Montamos cestas básicas para doar. É um momento lindo que envolve tradição, voluntariado e procissão do sacerdote com o Santíssimo em direção a comunidade pelos tapetes criados”, afirma Delci.

Procissão solidária

Ao exemplo do planejamento da igreja Sagrada Família, a Paróquia Santo Antônio coloca a procissão solidária em prática junto ao corredor humano. O pároco do Santuário, padre Gabriel Zucki Bagatini, explica que no ano passado a coordenação sugeriu que as pessoas levassem alimentos e agasalhos ao invés de confeccionar os tradicionais tapetes. A ação resultou na arrecadação de 1,2 tonelada de mantimentos não perecíveis.

Devido ao sucesso da iniciativa, as atividades são repetidas neste ano. Após a missa, os quatro cantos da praça Menna Barreto se transformam em pontos de reflexão. “É um gesto bonito porque conseguimos envolver outros grupos. Então, após a celebração dentro da igreja, nos dirigimos à rua. Ficamos no entorno da praça. É bonito igual aos tapetes porque temos a beleza nas mãos ao entregar os alimentos”, conta o padre. Diferente da procissão pelos tapetes, o “Santíssimo” passa pelo túnel formado pelas pessoas.

Programação das Paróquias

Paróquia São Cristóvão:
6h: União das Comunidades para a confecção dos tapetes, em Colinas
10h: Missa de Corpus Christi na Sagrado Coração de Jesus, Colinas
12h: Almoço de Confraternização Paroquial
Paróquia Santo Antônio:
9h: Missa de Corpus Christi na Matriz
Paróquia Sagrada Família:
8h: União dos fiéis para confecção dos tapetes, em Bom Retiro do Sul
10h: Missa de Corpus Christi

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: