Jornal Nova Geração

COLINAS

Campanha busca atrair voluntários à doação de sangue

Van será disponibilizada para transportar pacientes ao Hemovale, que está com banco sanguíneo em “estado crítico”

A chegada das baixas temperaturas coincidiu com uma redução superior a 50% de doações na Hemoterapia do Vale do Taquari (Hemovale), única unidade de banco sanguíneo da região. Não à toa, o Junho Vermelho foi instituído para estimular a doação no período de inverno, além de atrair novos doadores. Na próxima terça-feira, 14, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A secretária de Saúde, Desenvolvimento Social e Habitação de Colinas, Angelita Herrmann, sinaliza que atividades serão desenvolvidas pelas agentes comunitárias de saúde e a enfermeira da vigilância. “Toda equipe está montando um planejamento de ações para encontrar novos doadores, pois é uma tarefa unicamente humana, pois não tem como produzir sangue”, comenta.

Entre as ações está a disposição de um veículo, com saída de Colinas, para levar doares até a Hemovale, em Lajeado. “No dia 28, vai ser disponibilizado uma van, com até 15 lugares, para levar doares até Lajeado”, revela Silvia Patrícia dos Santos da Costa, agente de saúde e vereadora propositora da lei de incentivo à doação. Segundo ela, o foco será pessoas que nunca doaram sangue, mas possuam interesse em se tornar doadores. “Interessados podem fazer contato direto no posto de saúde e agendar com a recepcionista”, complementa.

Cartazes e panfletos informativos serão distribuídos a partir da próxima semana. “As agentes de saúde vão entregar, também, durante as visitas para falar sobre a importância de ser um doador”, justifica Silvia. Ainda, com objetivo de facilitar os procedimentos e facilitar a busca por doação em casos de necessidades, serão buscadas informações de munícipes que já são doares. “O banco de dados estará no sistema do posto de saúde e, pacientes que precisar de doadores, poderão obter essas informações no local e receber doadores”.

Pela região

Os demais municípios da região destacam a importância das campanhas de incentivo, embora não estejam desenvolvendo nenhuma ação alusiva ao Junho Vermelho. O secretário de saúde de Estrela, Celso Kaplan, relata disponibilidade da pasta nos movimentos de destinação de doação para pacientes em situação crítica, assim como auxilio no deslocamento de doadores ao Hemovale.

Ações similares ocorrem em Fazenda Vilanova. “Costumamos orientar a doação de sangue aos nossos munícipes, assim como fizemos mobilização especial quando algum paciente nosso necessita”, comenta a secretaria de Saúde, Vanderleia Machado. A disponibilização de transporte nas mobilizações também foi pontuada pela secretaria de Colinas.

Estoque crítico

Nesta semana, Hemovale anunciou estado crítico no banco de sangue e solicitou doações. De acordo com a enfermeira responsável, Marina Vieira, o estoque do fator sanguíneo O- é o que mais requer doação. “A situação está bem crítica. É o chamado ‘fator universal’, pois pode ser doado para todos pacientes, mas recebe apenas do próprio tipo, por isso requer mais doação”, explica.

Marina confirma redução expressiva nas doações na unidade. “A partir de maio a redução de doação é superior a 50%. A diminuição nesta época de temperaturas amenas é normal, mas o quadro tá preocupante, precisamos de doadores”, comenta. Segundo ela, o sangue coletado é utilizado em vítimas de acidentes, cirurgias e pacientes com câncer e doenças crônicas.

Situado em anexo ao prédio do Hospital Bruno Borb (HBB), o Hemovale recebe doares de segunda a sábado. Nos dias de semana, o atendimento ocorre das 7h30min às 13h. Aos sábados, as doações são feitas somente com agendamento, das 7h30min às 11h. “Prioridade de atendimento é o horário agendado e, depois, obedecemos a ordem de chegada”, atenta Marina, que também sugere agendar de forma antecipada quando as doações forem ocorrer em grupos. Os agendamentos devem ser feito pelo telefone (51) 3748.0442.

Orientações

• Podem doar pessoas de 16 anos a 69 anos, com no mínimo 50 kg;

• Para que vai doar pela primeira vez, o limite de idade é 60 anos;

• Obrigatório ter dormido seis horas na noite anterior, se alimentar nas últimas quatro horas antes e não ingerir bebida alcoólica ao longo das 24 horas antecedentes;

• Doadores com menos de 18 anos devem comparecer acompanhado do responsável legal;

• Homens podem doar em um intervalo de dois meses entre cada doação, com limite de quatro doações ao longo de 365 dias;

• Mulher podem doar em um intervalo de três meses, com limite de três doações ao longo de 365 dias;

• Para quem se vacinou e desejar doar, precisa obedecer intervalo de 48h na imunização da Influenza e sete dias na vacina contra à covid-19.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: