Jornal Nova Geração

ESTRELA

Campanha visa rotatividade nas vagas. Executivo avalia instalar parquímetros

Objetivo inicial é orientar sobre o uso das vagas de estacionamento de 15 e 30 minutos no Centro. Administração Municipal estuda medidas definitivas

A campanha Estrela Vaga Consciente, que surgiu da necessidade amenizar a falta de vagas de estacionamento no Centro no período de compras de Natal, foi lançada no dia 10 de dezembro. O objetivo inicial da campanha é manter a rotatividade, principalmente das vagas de 15 e 30 minutos, por meio da conscientização e orientação.

Neste momento, o controle será feito por meio do videomonitoramento, em parceria com a Brigada Militar (BM) ou denúncias de munícipes. De acordo com a Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis), os comerciantes da região central foram conscientizados sobre o tema, além de terem recebido material educativo.

O secretário de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva, reforça que a intenção não é punir, mas, sim, conscientizar. Entretanto, o Executivo já estuda ações definitivas que possam garantir a rotatividade de veículos nas vagas. “Neste estudo, estamos avaliando colocação de parquímetros e contratação de uma empresa de fiscalização, até conseguirmos chamar e preparar guardas de trânsito”, afirma.

O combinado é que a BM reforce a fiscalização e atue de forma orientativa, entrando em contato com os motoristas que não respeitarem a regulamentação. No entanto, de acordo com o comandante do 40º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Cássio Conzatti, caso julguem necessário, medidas administrativas serão aplicadas. “Caso as orientações não sejam seguidas, será feita autuação de trânsito e, em último caso, recolhimento do veículo”.

O vice-presidente da Infraestrutura da Cacis, Claus Wallauer, salienta que a rotatividade é uma das formas de atrair mais consumidores. “Sabemos que isso é um assunto cultural, mas pedimos que não deixem o carro parado um dia inteiro na frente dos comércios”, reforça.

Para o proprietário da barbearia Barbeirinho, Amarildo Sfoglia, a campanha tende a fortalecer a rotatividade de clientes no comércio. Conforme ele, em dias de chuva, a clientela diminui porque não há vagas de estacionamento perto do estabelecimento. “Isso não será benefício só meu, mas sim do comércio inteiro”.

O secretário da Administração reforça que, neste estudo, as vagas de 15 e 30 minutos serão revistas. A proposta é viabilizar espaços com limite maior de tempo e em locais mais estratégicos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: