Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Cartórios convocam mais de 560 mesários para as eleições

Em caso de impossibilidade de participar, é necessário pedir dispensa com antecedência. Ausência pode acarretar em multas e outras penalidades

Cartório Eleitoral da 21ª Zona, que compreende os municipios de Estrela, Bom Retiro do Sul, Colinas e Fazenda Vilanova, faz a convocação dos mesários pelo WhatsApp e e-mail (Foto: Larissa Santos)

Para garantir a transparência e segurança, a Justiça Eleitoral conta com a colaboração de voluntários e convocados para atuar como mesário nas eleições deste ano. Em Estrela, Bom Retiro do Sul, Colinas, Imigrante e Fazenda Vilanova, 563 pessoas foram chamadas para trabalhar nos dias 2 e 30 de outubro. Em 2022, cerca de 43,7 mil eleitores vão às urnas para eleger presidente, governador, senador e deputados federal e estadual.

Conforme o chefe de Cartório da 21ª Zona, Sandro Ferrari, antes as convocações eram feitas por carta e agora é autorizado por meio eletrônico. O edital com a nomeação formal dos mesários ocorreu na terça-feira, 2. “Também convocamos os auxiliares da junta eleitoral. Por volta de 40 pessoas vão ajudar desde o recolhimento de materiais até o atendimento no dia da eleição”, aponta.

O mesário recebe auxílio alimentação de cerca de R$ 40, além de direito a dois dias folgas, seja no seviço público ou iniciativa privada, para cada dia de votação. A função serve, ainda, como critério de desempate em editais de concurso público e universitários conseguem utilizar como horas complementares. “Quem tem interesse, ainda pode se candidatar pelo nosso WhatsApp, pelo portal do mesário no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou pelo site do JE Digital”, salienta Ferrari.

Dispensa

Segundo o chefe de Cartório, convocados que não puderem comparecer devem apresentar justificativas por escrito, com prova em documento como, por exemplo, exame. Já no caso de falta no dia da eleição, é necessário justicar em até 30 dias após o pleito. “A desistência sem motivo pode acarretar em multas e outras penalidades. É importante antecipar o pedido de dispensa para que a gente consiga substituir a tempo”, afirma.

Ferrari ressalta a dedicação dos mesários de Estrela, ao participar das eleições. “Trabalho nisso há mais de 15 anos e é muito satisfatório contar com pessoas comprometidos. Estrela está parabéns, na ultima eleição tivemos poucas ausências e isso é muito positivo”, ressalta.

Dica de mesária

A psicóloga Maria Angélica Hartmann Gräff, 50, começou a ser mesária por acaso, quando foi votar em Porto Alegre, em 1996, e o presidente da mesa a convocou, pois era a primeira da fila. “Desde então nunca mais deixei de ser mesária. Quando vim morar em Estrela, em 1998, me ofereci para participar do processo eleitoral”, conta.

Moradora do bairro Alto da Bronze, ela observa que as eleições para presidente e deputados costumam ser mais tranquilas dos que as municipais. “Por outro lado, os eleitores se confundem mais com os números dos candidatos. Por isso, é importante levar a famosa colinha”, sugere.

Segurança

O Cartório Eleitoral de Lajeado, em parceria com a Univates, Ministério Público Eleitoral e o TRE-RS promovem, na terça-feira, 9, palestra para debater a segurança e transparência do voto eletrônico. A atividade ocorre no Teatro Univates, a partir das 15h30min.

A palestra será ministrada pelo servidor e coordenador da Seção de Orientação e Suporte em Tecnologia da Informação do TRE-RS, Luís Fernando Schauren. O evento é voltado ao público em geral. Às 19h30min, a mesma atividade será direcionada aos estudantes da universidade.

Cronograma de treinamentos

21ª Zona
Bom Retiro do Sul – 19 de setembro
Estrela – 21 e 22 de setembro
Colinas – 23 de setembro
Fazenda Vilanova – 23 de setembro

25ª Zona
Imigrante – 11 de setembro

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: