Jornal Nova Geração

ENCHENTE

Casa de Roca Sales é levada pela enchente até Colinas

Residência saiu do interior do município da região alta e desceu cerca de 15 quilômetros levada pela correnteza do rio. Proprietário foi encontrado após publicação viralizar nas redes sociais

Foto: Jhon Willian Tedeschi

A casa de Aristeu José Tonini, 64, morador da Linha 21 de Abril, em Roca Sales, se perdeu durante a enchente da primeira semana de setembro, e foi encontrada no centro de Colinas. A informação repercutiu nas redes sociais no início da noite da sexta-feira, 15, e pessoas próximas ao aposentado reconheceram uma xícara que ficou dentro da residência.

“Na xícara tem a foto do meu neto, minha e da minha esposa. Meu sobrinho ligou para nós, disse que tinham encontrado a casa aqui em Colinas e nos mandou vídeos da casa”, conta Tonini. Da estrutura se desprendeu o banheiro, construído com tijolos, e parte dos fundos da casa.

Na parte interna, um espelho ficou intacto, assim como outros móveis que estavam dentro da casa e desceram pelo rio por cerca de 15 quilômetros. “Eu não esperava encontrar mais nada da casa, achei que tinha pego a correnteza até o (rio) Guaíba.”

Tonini lembra que na noite da enchente ele retirou boa parte dos móveis de dentro da casa e levou para outro local que estava em construção, em um nível mais alto. O que não adiantou. “A água subiu lá e levou tudo embora.” Ele ressalta que a perspectiva era que a enchente chegasse ao nível registrado em 2001.

A casa não afundou, na avaliação do aposentado, devido a um conjunto de isopor instalado sob o telhado, que ajudou a dar sustentação à estrutura. “Se ela afundasse ia bater em árvores e tudo mais, seria desmanchada de qualquer jeito”, aponta.

Ele e o filho trabalhavam na manhã desta segunda-feira, 18, para limpeza e reaproveitamento de parte da estrutura. Na família, outras três casas foram afetadas, uma delas totalmente destruídas. “A vida segue, né? Temos que dar graças a Deus que não perdi nenhum parente, é triste demais para aqueles que perderam”, conclui.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: