Jornal Nova Geração

TRECHO LAJEADO-ESTRELA

CCR estima concluir 50% de obra até fevereiro de 2023

Reformulação da BR-386 inclui construção de faixas adicionais nos dois sentidos, novas passarelas e alargamentos em viadutos e pontes. Apesar de transtornos iniciais, especialistas destacam importância ao futuro da região e maior fluidez e segurança

Equipes trabalham em estrutura para alargar viaduto na rua Bento Rosa. Investimento visa melhorar fluxo entre trânsito urbano e rodoviário. Créditos: Felipe Neitzke

Iniciada há pouco mais de dois meses, a reformulação do trecho de 5,1 quilômetros entre Lajeado e Estrela da BR-386 começa a tomar forma. Com canteiros de obras concentrados em diferentes pontos, os trabalhos avançam dentro do cronograma estabelecido pela CCR ViaSul, concessionária da rodovia.

A presença de trabalhadores e máquinas da Eurovias, terceirizada responsável, se mistura ao tráfego intenso de veículos. Em muitos casos, interrupções e desvios exigem paciência constante dos motoristas. O investimento por parte da empresa responsável é de R$ 100 milhões e a perspectiva é de entregar o trecho reestruturado em fevereiro de 2024.

A intenção é entregar 50% das obras prontas até fevereiro do ano que vem, conforme o coordenador de engenharia da CCR ViaSul, Fábio Hirsch. Neste primeiro momento, o foco da concessionária é o trecho urbano de Lajeado, a partir do entroncamento com a ERS-130 até a ponte seca da Bento Rosa.

“Queremos concluir toda a terceira faixa nos dois sentidos, do quilômetro 346 ao quilômetro 348,5, até este período. É a nossa meta, que está desenhada no cronograma. Temos quatro meses cheios, contando a metade de outubro e metade de fevereiro, para finalizar este trecho. Serão 120 dias corridos”, pontua.

Obra na BR-386 também inclui novo trevo de acesso à ERS-129 no trecho de Estrela. Crédito: Felipe Neitzke

Passarelas e viadutos

Além da terceira faixa, a CCR trabalha para entregar as duas novas passarelas do trecho até o começo de 2023. Elas estão situadas nas imediações do Shopping Lajeado e também no acesso à Bebidas Fruki. Já a travessia existente desde a década de 1990, também próxima ao centro comercial, será demolida.

“Trabalhamos para lançar as vigas das duas passarelas de uma vez só, com bloqueio único da rodovia. E temos que retirar a estrutura antiga até fevereiro de 2023. Precisamos liberar as novas o quanto antes. Por isso, elas são tocadas de forma muito rápida”, explica Hirsch. Também foi iniciado o alargamento dos dois viadutos no acesso principal à Lajeado, na Alberto Pasqualini, e na ponte seca, que hoje representa um dos pontos mais complexos do trecho da rodovia.

Gargalos no fluxo urbano

A partir das melhorias em implementação na rodovia a expectativa é reduzir gargalos nos acessos da área urbana de Lajeado e Estrela. Com a construção de faixas adicionais e pistas de aceleração e desaceleração o objetivo é separar o fluxo da cidade do rodoviário.

De acordo com o coordenador de Trânsito de Lajeado, Vinícius Renner, a tendência é diminuir os congestionamentos em pontos mais críticos, no caso de acessos em Conventos, Carneiros, Olarias e Montanha. “As vias laterais vão reduzir o movimento entre bairros e proporcionar mais segurança aos motoristas.”

Renner observa ainda a importância da conscientização dos motoristas. “Será um processo de educação. O condutor terá que respeitar essas mudanças e ter consciência que muitas vezes dirigir por mais alguns metros para fazer o retorno é uma forma de direção segura.”

Serviços incluem instalação de duas passarelas na área urbana de Lajeado

Maior segurança

Professora do curso de engenharia civil da Univates e especialista em pontes e grandes estruturas viárias, Rebeca Jéssica Schmitz entende que as obras na BR-386 são uma necessidade sobretudo para o futuro da logística regional. Mesmo duplicado, o trecho atual não seria o suficiente para suportar o tráfego pesado de veículos.

“Hoje, em condições normais, ela contempla essa necessidade. Mas temos um tráfego crescente. E o fluxo acaba sendo não só da rodovia, mas também entre os dois municípios. As obras não são muito confortáveis e causam alguma lentidão, mas num futuro próximo, teremos uma qualidade muito boa de deslocamento. Vale a pena esse sufoco”, destaca.

Para Rebeca, não só a fluidez melhora com a obra da terceira faixa, mas também pensa na segurança do usuário. “As obras não são feitas de qualquer jeito, e sim conforme as normativas. Por que uma nova passarela no Shopping? A anterior, que existe há décadas, está totalmente fora das normativas. Tem que ser feita dentro de um padrão de qualidade e segurança”, avalia.

Obra complexa

Outro ponto onde os trabalhos começaram foi nas imediações do acesso à ERS-129, em Estrela. No local, será construído um novo trevo. Trata-se de uma das obras mais complexas do pacote de investimentos na BR-386.

“Estamos trabalhando direto por lá. Metade do volume de terraplanagem é só dessa interseção. Vamos aproveitar os dois verões, pois se deixar para fazer no próximo verão, aí não teríamos tempo suficiente. O restante da obra envolve pouco volume de terraplanagem”, comenta Hirsch.

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