Jornal Nova Geração

ECONOMIA

Ceia de Natal será 16% mais cara neste ano no Brasil

Em contrapartida, carne de porco e arroz devem registrar queda no preço de 3% e 4,6%, respectivamente

Foto: Reprodução

A ceia de Natal será mais cara este ano no Brasil. Os itens alimentícios para a data comemorativa devem ter uma alta média de 16,2% para dezembro de 2022, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

O levantamento foi produzido pelo economista da Universidade Federal de Juiz de Fora, Fernando Agra, e divulgado na sexta-feira (25), a um mês para o Natal. O estudo apresenta uma projeção de preços com base nos dados do IPCA, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa analisou 28 produtos que costumam fazer parte da ceia de Natal de uma família brasileira. A maionese, por exemplo, deverá ter uma alta de aproximadamente 30% na comparação entre dezembro de 2022 e o mesmo mês do ano passado. Já o preço das aves, em média, deverá ficar 5% mais caro no mesmo período analisado.

Em contrapartida, a carne de porco e o arroz devem registrar uma queda no custo de 3% e 4,6%, respectivamente. O aumento no custo dos produtos foi puxado, principalmente, pelo avanço da inflação no País ao longo dos últimos meses. Além disso, Fernando Agra aponta o encarecimento do dólar como outro fator responsável pela escalada no preço dos itens natalinos.

Confira a projeção de variação de alguns dos itens mais consumidos no Natal:

  • Maionese: 30%
  • Batata inglesa: 28,5%
  • Farinha de mandioca: 26,6%%
  • Água e refrigerante: 12,4%
  • Aves: 5,1%
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: