Jornal Nova Geração

OPINIÃO E BASTIDORES

Centro da Juventude de Estrela será instalado no Moinhos

A ideia é seguir padrões estabelecidos pelo Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Estrela anuncia a implantação do Centro da Juventude (CJ) no antigo prédio do Cemai Oriental. A importante conquista foi capitaneada pela secretária Renata Cherini, e será construída em parceria com outras pastas do governo e, também, com os agentes, conceitos e representantes do programa Viva + Vida Sem Álcool, cujo núcleo estrelense será confirmado – por meio de contrato – no dia 13 de maio.

Sobre a nova entidade social prevista para o município, a ideia é seguir alguns padrões estabelecidos pelo Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, e, com isso, angariar aportes financeiros do Estado. Uma das alternativas é garantir bolsas aos estudantes, atraindo ainda mais jovens ao espaço público.

Além de cursos de capacitação em parceria com a rede La Salle, o inédito espaço busca proporcionar uma nova porta para os jovens acessarem os serviços sociais. É fato. As atividades de formação, recreação e encaminhamento ao mundo do trabalho vem se mostrando ferramentas fundamentais e efetivas para a promoção do acolhimento e autonomia da juventude, principalmente aquela em situação de vulnerabilidade social e que está inserida em contextos de violência.

Diante disso, o CJ de Estrela será embasado em três eixos principais: sócio-afirmativo: promovendo atividades voltadas à construção da cultura cidadã; sócio-profissional: aumento da escolarização e formação para o trabalho; e Jovem Multiplicador: preparação de lideranças que são multiplicadores de boas práticas. A primeira aula deve ocorrer em agosto.


Uma conquista histórica!

O Vale do Taquari reforçou a importância da união regional para mitigar ou eliminar as nossas dores e mazelas. A regionalização do debate sobre a referência em alta complexidade na área da traumato-ortopedia – conquistada pelo Hospital de Estrela – é a prova concreta de que as regiões alta e baixa não podem se distanciar. O anúncio do governo do estado, acatando aos anseios regionais e garantindo maior dignidade aos nossos pacientes, é um momento histórico para todos os contribuintes da região. E demonstra a importância da classe política, tão depreciada pelas vozes do senso comum. Acima de tudo, a articulação dos agentes públicos – com o necessário apoio dos representantes do hospital, da imprensa e da sociedade civil – foi crucial para garantir o bem-estar da nossa e das próximas gerações. Foram diversas reuniões e discussões mais acaloradas para chegarmos até o necessário denominador comum. A conta nunca foi simples. Mas tudo ficou mais simples quando as regiões alta e baixa se unem em prol do cidadão. Parabéns a todos os envolvidos!


Prudência ou politicagem em Teutônia?

O projeto de lei para autorizar o financiamento de R$ 15 milhões foi “engavetado” em Teutônia, por meio de uma manobra política da oposição, executada pelo presidente da casa legislativa, Valdir Griebeler (PSDB). Em suma, a proposta que visa garantir obras de pavimentação está em banho-maria. Presente na sessão de terça-feira passada, o prefeito Celso Forneck (PDT) deixou o plenário após a decisão. Em tempo, outros parlamentos municipais vizinhos já aprovaram os mesmos contratos com a Caixa Econômica Federal (via Finisa) para obras de pavimentação. E com muita harmonia e tranquilidade entre os poderes Legislativo e Executivo, e sempre pensando no cidadão.


Contas e pinturas na E-Log

A Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) convoca os membros da diretoria executiva, conselho de administração, do conselho fiscal e do comitê de auditoria para a Assembleia Geral Ordinária que ocorre nesta sexta-feira, dia 29 de abril. O encontro serve para a prestação de contas dos administradores, e também para examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras da empresa, bem como “deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos”. Em tempo, ainda não definiram a sucessora (ou sucessor) da ex-Diretora Administrativa e Financeira, que deixou a função no início do ano. Ah, e uma novidade. A E-Log projeta contratar o mesmo profissional responsável pela pintura dos silos da Nutritec para pintar, também, o muro do cais do porto. Um projeto que deve envolver alunos da cidade.


CURTAS DA SEMANA

  • O governo de Estrela agiu rápido para evitar ruídos. Na quinta-feira, após manifestações públicas de agentes políticos e da sociedade civil, o Executivo “cassou” o alvará de uma “casa de swing” instalada recentemente na Av. Rio Branco.
  • A Mesa Diretora da câmara de vereadores de Estrela convocou a Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel. Ela deve comparecer ao plenário no dia 8 de maio para falar sobre os últimos movimentos da secretaria. Em especial, o projeto de implantação da Escola Técnica Laticinista junto ao complexo histórico da Cervejaria Polar.
  • Secretário da Fazenda de Estrela, Felipe Diehl (PL) foi eleito vice-presidente do Conselho dos Secretários Municipais da Fazenda e Finanças do Rio Grande do Sul (Consef/RS). O órgão é ligado a Famurs, e o presidente será o representante de Veranópolis, Ricardo Ledur Gottardo.
  • O governo de Imigrante prepara uma grande festa para comemorar os 35 anos de fundação do município. O evento ocorre no di 7 de maio, na praça Henrique Brückner. E o prazo para solicitação de pontos para o comércio se encerrou na quinta-feira.
  • Em Colinas, a secretária de Saúde, Angelita Hermann, segue construindo um novo PT na cidade. O processo de filiação já iniciou. E o próximo passo é confirmar a homologação da Comissão Provisória.
  • Prefeito de Fazenda Vilanova, Amarildo da Silva (PDT) recebeu na terça-feira a visita do assessor superior de Assuntos do Interior da Casa Civil do Governo do Estado, Everton Pacheco. O encontro serviu para encaminhar demandas municipais e estreitar ainda mais as relações com o Estado.
  • Em Bom Retiro do Sul, iniciou a segunda fase de inscrições para artistas e grupos que desejam se apresentar na 9ª edição do Dança Bom Retiro, que ocorre de 31 de maio a 4 de junho. A programação já conta com quase mil inscritos. Um recorde merecido diante da beleza do evento.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: