Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Centro especializado qualifica atendimento a crianças e gestantes

Unidade de saúde foi inaugurada nessa segunda-feira, 16. Consultas e terapias são centralizadas nesse local

Capacidade de atendimento diária é 80 consultas. Crédito: Karine Pinheiro

Ampliar a rede de atenção básica e qualificar o atendimento às gestantes, crianças e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com este objetivo, o Centro Materno Infantil buscar fortalecer a rede de acompanhamento infantil e oferecer um espaço especializado para este público. A inauguração do local, instalado aos fundos da Unidade de Saúde Central de Bom Retiro do Sul, ocorreu na segunda-feira, 16.

Os atendimentos voltados a esta parcela da população já estão concentrados no centro de especialidades. O horário de funcionamento da unidade é das 8h às17h, de segunda-feira a sexta-feira, com capacidade de aproximadamente 80 consultas diárias. O espaço conta com médicos pediatras, psicólogo, fonoaudiólogo, ginecologista, dentista, além de atendimento especializado na sala do TEA.

O secretário de Saúde, Rodrigo Rodrigues, explica que reunir os atendimentos, que antes eram feitos nos postos de saúde, em um único local de referência é uma forma de garantir o crescimento saudável das crianças desde o momento da gestação. “São ações que vão trazer bons resultados a longo prazo e impactam de forma positiva a saúde pública”, avalia.

Além de uma demanda antiga da comunidade, Rodrigues destaca que a criação de um espaço voltado ao público materno infantil surgiu da necessidade de melhorar a oferta de consultas nos postos de saúde e qualificar os atendimentos. Com a contratação de mais profissionais, surgiu a possibilidade de estruturar os locais disponíveis e readequar a equipe. “Queremos que o Centro Materno Infantil seja uma referência para o Vale do Taquari”.

Atendimentos

Médica pediatra há mais de 20 anos, Miriam Becker Pletsch acompanhou o projeto do Centro Materno Infantil desde criação até a inauguração do espaço. “Esta foi uma obra de muitas mãos. Cada detalhe foi pensado para receber nossas gestantes, mamães e seus bebês e todas as nossas crianças. A unidade agora é referência em saúde e cuidado no nosso município”, destaca.

Com ambiente temático e pensado para acolher os pacientes, a pediatra avalia que a espera pelas consultas e terapias é mais tranquila. Além da sala de brinquedos na recepção, o espaço conta com sala para amamentação. “São itens com a intensão de despertar a curiosidade e a imaginação dos pequenos. A espera para as consultas se torna uma brincadeira divertida. E os primeiros atendimentos foram acompanhados de muitos sorrisos e olhares curiosos”, afirma Miriam.

Sala TEA

A coordenadora da Sala TEA, Alice Amaral Lopes explica que as cores e os desenhos foram escolhidos com critério de entreter e acalmar os usuários dos serviços. “O tema escolhido foi a Floresta Amazônica, porque assim retratamos os animais que existem no nosso país. As cores tons de verde tendem a deixar as pessoas mais tranquilas”, esclarece.

Na avaliação de Alice, a unidade de saúde infantil também facilita o acesso a outros serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, os encaminhamentos feitos aos especialistas devem ser feitos pela equipe presente no novo local.

A Sala TEA ainda recebe alguns reparos antes de receber as crianças para atendimento. Em uma parceria com a Associação dos Familiares e Amigos dos Autistas de Bom Retiro do Sul (Afamab), o espaço foi ampliado e deve contar com ambiente sensorial. A associação destinou cerca de R$ 20 mil para mobiliar a local.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: