Jornal Nova Geração

Cerca de 280 pessoas não tomaram 2ª dose

(Foto: Larissa Santos/Arquivo)

A normativa estadual que antecipa os prazos para aplicação da segunda dose da vacina é um dos motivos que levou a população estrelense a não completar o esquema vacinal, conforme a enfermeira Ana Carolina Pádua Lopes. Até então, as pessoas buscavam pelo imunizante da Covid-19, mas a antecipação teria confundido a comunidade. Até esta quarta-feira, 28, cerca de 280 cidadãos não haviam aplicado ainda a dose complementar.

Segundo Ana, a Secretaria de Saúde busca procurar as pessoas que estão com dose em atraso. “Elas vão vir, mas na data que está na caderneta. O que faremos, em Estrela, é a antecipação para quem precisa aplicar a dose complementar até 30 de agosto. A partir do dia 31 seguiremos as datas que constam na caderneta”, explica.

Quem não completa o esquema vacinal não está protegido. “A imunização ocorre a partir da segunda dose ou da vacina com dose única. Quem não recebeu a 2ª, que procure, entrem em contato ou venha nos dias e locais de vacinação para atualizar a situação. Não tem problema se atrasou um mês”, ressalta. A enfermeira salienta que quem contraiu a doença entre a 1ª e a 2ª dose, precisa esperar 30 dias para completar a imunização.

Estrela aguarda a chegada de novas unidades para ampliar a faixa etária. O município já vacinou 19.562 pessoas com a primeira aplicação, o que corresponde a 72% do público alvo. Com a dose complementar, foram 9.435, o que equivale a 35%.

“Sem proteção o vírus continua circulando”

Andrea Stroher, de 48 anos, moradora do Bairro Boa União, está no grupo de comorbidades e tomou a primeira dose em maio. Por dois dias teve reação. Nem a febre e os calafrios que sentiu fizeram ela desistir de procurar pela aplicação complementar nesta semana. “Que a comunidade venha se vacinar porque sem proteção o vírus continua circulando e prejudicando muitas pessoas. Isso dificulta para normalizar a situação”, afirma.

Municípios da região

Em Bom Retiro do Sul, 62 pessoas ainda não se vacinaram com a segunda dose da vacina. Já em Imigrante, este número chega a 50. As agentes de saúde fazem visitas para lembrar a comunidade que ainda não aplicou a dose complementar. Fazenda Vilanova e Colinas não registraram atrasos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: