Jornal Nova Geração

ESTRELA

Chegada da centelha abre celebrações aos 200 anos da independência

Atividades de 7 de Setembro serão marcadas por mateada no Parque Princesa do Vale

Foto: Ed Moreira

A centelha da 85ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria chegou no município. Na manhã dessa segunda-feira, 15, o símbolo da Semana da Pátria foi conduzido pelas principais ruas da cidade até ser recepcionado na Praça Menna Barreto, em frente à prefeitura, onde a pira foi acesa pelo prefeito Elmar Schneider. O ato foi marcado pelo anuncio de uma mateada como principal atividade comemorativa de 7 de setembro.

A Mateada da Independência vai acontecer no Parque Princesa do Vale, com apresentação das bandas marciais das escolas municipais, estaduais e particulares do munícipio. “Organizamos uma programação voltada para toda comunidade, como forma de integração, pois os laços familiares e o amor à pátria precisam estar aliados”, anunciou a secretária da Educação (Seduc), Elisangela Mendes, em entrevista à Rádio A Hora 102.9.

A programação está prevista para iniciar às 14h e se estenderá durante a tarde, com atrações voltadas para diversos públicos. Brinquedos infláveis, oficinas lúdicas e esportivas serão disponibilizadas gratuitamente, assim como exposição da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Serão comercializados lanches pelos Conselhos de Pais e Mestres (CPMs) das escolas.

A secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) vai dar suporte nas atividades da Seduc.

Centelha foi recepcionada na Praça Menna Barreto, onde a pira foi acesa pelo prefeito Elmar Schneider (Foto: Ed Moreira)

Fogo Simbólico da Pátria

Neste ano, a Liga da Defesa Nacional (LDF) adotou o bicentenário da independência do Brasil como tema da corrida do Fogo Simbólico, que ocorre há 85 anos no Rio Grande do Sul. Em Estrela, a centelha foi trazida por um grupo da instituição, liderada pelo coronel Ataíde Moraes Rodrigues. Eles foram recebidos por autoridades, clubes de serviços e alunos representantes das três redes de ensino do município. A pira ficará acesa até 7 de setembro.

“A centelha representa o amor e esperança ao nosso país, por isso precisamos apreciar celebrações desta natureza”, falou o prefeito Elmar Schneider. O ato também foi valorizado pelo secretário de Administração e Segurança Pública, comandante César Augusto Pereira da Silva. “Não existe pátria forte sem um povo corajoso, com respeito ao próximo e que honra os símbolos e tradições. Temos um ensino muito forte em Estrela, e isso forma jovens e futuros adultos com patriotismo”, disse.

Mateada da Independência

  • 7 de setembro, às 14h, no Parque Princesa do Vale

Atividades

  • Brinquedos infláveis
  • Oficinas lúdicas com as escolas
  • Apresentações culturais
  • Apresentação de bandas marciais escolares

Exposições

  • Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil
  • Oficinas esportivas com a Setcel
  • Venda de lanches pelos CPMs das escolas
  • Ervateiras
  • Participação das cooperativas escolares
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: