Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Cidades integram mapa do Ministério do Turismo e projetam investimentos

Inclusão habilita municípios a captar recursos federais para obras de infraestrutura e cursos de qualificação

Bom Retiro do Sul, Colinas, Imigrante e Fazenda Vilanova passam a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. Com isso, os municípios estão aptos a criar projetos e receber recursos federais para desenvolver o setor na região. Estrela é a única cidade que já estava inclusa no programa do Ministério do Turismo.

Para integrar o mapa, os municípios precisam atender critérios como governança regional, dotação orçamentária, possuir conselho municipal ativo e empreendimentos inclusos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

A Associação de Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) entregou para as quatro cidades do Vale do Taquari o certificado de inclusão no mapa do governo federal, em evento no Estrela Palace Hotel, no dia 11.

Bom Retiro do Sul

Bom Retiro do Sul não tinha Conselho Municipal de Turismo (Comtur) ativo desde 2014 e nem fazia parte da Amturvales desde 2013. No final de 2020, foi reativado o Comtur e retomada a parceria com a associação. Conforme o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Marcelo Cardoso, a partir de agora todo o país passa a conhecer o Vale. “Bom Retiro não é só barragem. Temos um interior com muitas coisas para oferecer. O Cristo Protetor de Encantado ‘acordou’ os municípios da região para o turismo e temos trabalhado de forma intensa para fazer com que os visitantes conheçam o monumento, mas fiquem aqui também”, afirma.

Colinas

Colinas se destaca pelo turismo de eventos, principalmente Páscoa, Natal, rodeio, Blumentanzfest, Festival da Primavera e Veloterra. Segundo o secretário da Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Colinas, Edelbert Jasper, a infraestrutura está sendo adequada e melhorada. “A certificação é importante porque insere o nosso município no mapa turístico no país. Com o selo, estamos em condições de receber turistas de todo Brasil e também do exterior”, salienta.

Imigrante

De acordo com o secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Charles Porsche, o Executivo já investiu nos principais acessos e possui diversos projetos de embelezamento urbano. “Com a previsão da construção da ciclovia que liga Estrela até Imigrante, neste ano, devemos qualificar ainda mais nossos atrativos, pois consideramos que os ciclistas também são turistas”, observa.

Fazenda Vilanova

Conforme a secretária adjunta de Administração, Neuza Fell, Fazenda Vilanova trabalha para dar condições, oferecer assessorias e incentivar os empreendedores a investir neste mercado. “Entendemos o turismo como uma forma democrática e limpa de economia. Temos belezas naturais e uma localização privilegiada. A BR-386 é caminho para qualquer região e estamos nos estruturando para os turistas encontrem aqui, um ponto de parada e de apoio”, afirma.

Estrela

A turismóloga de Estrela, Ângela Simone de Castro, conta que o município integra o mapa desde o início deste processo do Ministério do Turismo. No entanto, com os indícios de um pós-pandemia o “olhar” está voltado ainda mais para o turismo. “Estamos embelezando espaços e desenvolvendo projetos que colocarão Estrela como porta de entrada para o turismo da região. Somos privilegiados, pois estamos no centro do Vale”, aponta.

De acordo com Ângela, 2023 será o melhor ano para o turismo regional. “As pessoas querem conhecer mais a região e contemplar o que temos de belo. Com nosso acolhimento crescerá ainda mais o turismo receptivo”.

A matéria completa você confere na edição dessa quinta-feira, 21.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: