Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Cidades inteligentes – Parte 1

Uma cidade inteligente usa a tecnologia da informação e comunicação (TIC) para melhorar a eficiência operacional, compartilhar informações com o público, fornecendo uma melhor qualidade do serviço governamental e do bem-estar dos cidadãos

Uma cidade inteligente usa a tecnologia da informação e comunicação (TIC) para melhorar a eficiência operacional, compartilhar informações com o público, fornecendo uma melhor qualidade do serviço governamental e do bem-estar dos cidadãos.

O principal objetivo de uma cidade inteligente é otimizar as funções da cidade e promover o crescimento econômico, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida dos cidadãos usando tecnologias inteligentes e análise de dados. O valor está em “como essa tecnologia é usada, em vez de simplesmente quanta tecnologia está disponível ou adquirir a tecnologia e não medir o quanto ela proporciona de valor para o município”.

A inteligência de uma cidade é determinada usando um conjunto de características, incluindo:
• Uma infraestrutura baseada em tecnologia;
• Iniciativas ambientais;
• Transporte público eficaz e altamente funcional;
• Planos urbanos confiantes e progressivos;
• Pessoas capazes de viver e trabalhar dentro da cidade, usando seus recursos;
• Envolvimento do Ecossistema (prefeitura, empresários, escolas, faculdades e cidadãos);
• Centros para fomentar a “cultura da inovação”.

Outro foco das cidades inteligentes é o uso estratégico da infraestrutura, serviços, informação e comunicação com o planejamento e gestão urbana necessários, dando resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade e proporcionando aos cidadãos uma melhor qualidade de vida.

Esse novo modelo de gestão de cidades busca uma visão ativa, integrada, fundamentado numa metodologia de gestão baseada em dados e adoção de políticas orientadas por evidências. E é “muito importante que os líderes e cidadãos estejam comprometidos com os desafios que se apresentam. Os problemas do futuro precisam ser pensados hoje e no âmbito das cidades, pois somos parte do seu processo de transformação.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: