Jornal Nova Geração

Cidades têm mais de 5,6 mil vacinados

Cleo Fornari

VALE DO TAQUARI – Até esta quinta-feira, Colinas, Estrela e Imigrante haviam vacinado mais de 11% da população com a primeira dose contra a Covid-19 (leia quadro). Bom Retiro do Sul, Imigrante e Fazenda Vilanova ainda não alcançaram o marco, mas chegam perto, isso em pouco mais de dois meses após o início da imunização.
Se continuar neste ritmo de vacinação, recebendo doses semanalmente e alcançando cerca de 10% da população a cada dois meses, Estrela, por exemplo, provavelmente irá finalizar a aplicação da primeira dose em um ano.
Isso porque, até o momento, a vacina é restrita a maiores de 18 anos e, de acordo com o Censo de 2010, Estrela possui pelo menos 8 mil pessoas nesta faixa etária. Desta forma, 22,6 mil estariam habilitados à vacina e, atualmente, mais de 3,7 mil já receberam a primeira dose. A perspectiva pode variar, já que o Censo tem defasagem de 11 anos e a população é maior. “Nossa previsão é positiva. Se as vacinas continuarem vindo semanalmente e prevendo que teremos número maiores de doses, vamos avançar rapidamente, principalmente para finalizar os grupos prioritários. Estamos muito confiantes para ter um ano de muitas vacinações e para fechar 2021 com grande parte da população vacinada”, destaca o secretário de Saúde, Celso Kaplan.

Novas ações

Com a chegada de remessas maiores de vacinas (10,4 mil para o Vale na segunda-feira, por exemplo) Estrela conseguiu imunizar pessoas em diferentes faixas etárias nesta semana e outros profissionais ligados à área da saúde, que foram incluídos nos grupos prioritários. Próximas ações, no drive-thru do Parcão, das 10h às 14h:
– Nesta sexta-feira: idosos com 69 anos ou mais;
– Segunda-feira: 68 anos ou mais;
– Terça-feira: 67 anos ou mais.

3,7 mil imunizados em Estrela

Estrela vacinou no sábado, terça e quarta. Para Kaplan, o marco de atingir mais de 12% da população trata-se de um grande momento. “É uma marca considerável e demonstra que estamos bem organizados e eficientes, e que a imunização de mais grupos deve ser agilizada com a chegada de novos lotes de vacinas.”

Habitantes x vacinados

Município                   Habitantes                         Vacinados (1ª dose)
Imigrante:                      3.023                                   436 (14,4,%)
Estrela:                          30.619                                 3.740 (12,2%)
Colinas:                          2.420                                   288 (11,9%)
Fazenda Vilanova:          3.697                                   327 (8,8%)
Bom Retiro do Sul:         11.472                                 902 (7,8%)

Imigrante

Iniciou quarta-feira a aplicação das vacinas contra a Covid nas unidades de saúde de Imigrante. O público-alvo para esta fase são idosos com mais de 71 anos. A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min.

Bom Retiro do Sul

Neste sábado, dia 27, Bom Retiro do Sul vai imunizar com a primeira dose pessoas com 70 anos ou mais. A vacinação será na UBS Centro, das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia. É solicitado que apenas uma pessoa acompanhe quem será imunizado, caso seja necessário. É obrigatório o uso de máscara, higienização das mãos e manter o distanciamento pessoal.

Feliz e vacinado

Cleo Fornari, de 71 anos, foi o primeiro entre os 236 que compareceram na segunda-feira, ao Parcão, às 6h, quatro horas antes do início da operação de vacinação. A ansiedade era tanta que, quando foi levar de fato a vacina, já estava sem camisa e com o celular na mão, pronto para registrar o momento. “Estou feliz e vacinado”, resumiu.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: