Jornal Nova Geração

ESTRELA

Cinco escolas da rede municipal de ensino seguem interditadas

Profissionais da educação estão mobilizados na limpeza e manutenção das instituições atingidas pela enchente

Foto: Karine Pinheiro

Durante entrevista ao Grupo A Hora, a secretária de Educação do Município, Elis Mendes falou do cenário de destruição das escolas atingidas pela cheia do Rio Taquari. Foram 7 escolas afetadas no município e 5 delas em estado mais grave. “Podemos dizer que perdemos praticamente tudo, vamos precisar começar do zero”.

Uma força-tarefa foi organizada e profissionais da educação estão mobilizados na limpeza e manutenção das escolas Leo Joas, de ensino fundamental, a maior escola do município, com mais de 600 alunos. A EMEI Criança Feliz que foi totalmente afetada, a EMEI Cantinho do Lar, no bairro Auxiliadora, a EMEI Pingo de Gente, no bairro Cristo Rei e a EMEI Arroio do Ouro. “Muita coisa foi fora, bibliotecas de escolas com todo os materiais, brinquedos das crianças. Dentro dessas escolas o cenário é muito triste. A água entrou muito alto, perdemos tudo, mobiliário, brinquedos, não temos os berços pra atender as crianças, colchão, roupa de cama, tá muito triste. A gente tem muito serviço pela frente”, conta.

Volta às aulas

As aulas da rede municipal estão suspensas desde a última terça-feira após a elevação do Rio Taquari. De acordo com a secretária, mesmo que as aulas retornem nas demais escolas, as atingidas pela cheia não tem data para retorno. “Hoje a gente tem um cenário de 1257 alunos nessas 5 escolas e que não temos estrutura para oferecer. Mas as análises vão sendo feitas e o retorno das demais está sendo avaliado. Também temos a cozinha central que produz toda a merenda e que está envolvida na produção das refeições para todas essas famílias desabrigadas, então, são todas essas questões que precisamos ponderar na hora da tomada de decisões”, finaliza.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: