Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

CineSolar exibe filmes com equipamento movido a energia fotovoltaica

O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado no Parque Pôr do Sol, com evento gratuito no dia 21, a partir das 19h

Cinema itinerante percorre todo o Brasil com proposta sustentável e tecnológica (Foto: Divulgação)

A experiência do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega ao município com sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Serão exibidos curtas-metragens e o filme “Sing – Quem Canta Seus Males Espanta”, no dia 21, a partir das 19h, no Parque Pôr do Sol.

As sessões contam com distribuição de pipoca. O público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1,8 mil sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal.

O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Com infográficos, iluminação e decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

21/11 – TERÇA-FEIRA

19h – 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais
20h – 2ª sessão: “Sing – Quem Canta Seus Males Espanta”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: