Jornal Nova Geração

COMEMORAÇÃO

Colégio completa 40 anos como referência em educação

Escola Estadual de Ensino Médio Estrela foi pioneira em matrículas por disciplina e foi piloto na implantação da nova base curricular. Mais de 10 mil alunos passaram pela instituição

A Escola Estadual de Ensino Médio Estrela celebra 40 anos nesta sexta-feira, 1º. Conhecida pela comunidade como “Médio Estrela”, foi inaugurada no dia 1° de abril de 1982 e hoje atende cerca de 400 alunos. Em comemoração ao aniversário, todos os estudantes receberão um pedaço de bolo especial no período de intervalo.

Estima-se que mais de 10 mil jovens já tenham passado pelas salas de aula do colégio. Dentre os principais destaques, a escola, por muitos anos, ofereceu a modalidade de matrícula por disciplina, na qual os alunos podiam optar por cursar matérias em que havia pendências. Cursos de Auxiliar de Laboratório de Análises Químicas e Preparação para o Trabalho também faziam parte do currículo.

Desde 2020, o Médio Estrela desempenha projeto piloto para a implantação da nova base curricular de ensino médio. Após três anos de adaptação, ao fim de 2022, a primeira turma do 3° ano concluirá o ciclo.

Acompanhar as mudanças

A diretora Sirlei Lohmann destaca que, entre os maiores desafios no ambiente escolar, estão oferecer escuta especializada para os alunos e acompanhar as mudanças causadas na adolescência, principalmente em situações resultantes do período pandêmico. Ela afirma que os jovens saíram de um momento em que ficaram muito tempo isolados e que isso pode afetar a relação com os colegas e a sociedade.

Em contrapartida, salienta que em relação aos recursos financeiros e a equipe pedagógica não há preocupações. Hoje, a escola conta com uma orientadora que atua durante 40 horas semanais e também com uma pessoa capacitada para cuidar dos recursos.

“Meu maior problema é a saúde mental dos meus alunos. Não é algo estrutural, pedagógico ou financeiro, são reflexos dos períodos que passamos. Os jovens mudaram e temos que acompanhar”, diz a diretora.
Para lidar com a situação, a escola investe em rodas de conversa entre os alunos, mediada por uma profissional. A diretora destaca que outro trabalho feito pela equipe diretiva são entrevistas com as famílias dos estudantes.

Por meio destas atividades, é possível identificar os alunos com maior necessidade de atendimento, além dos que demonstram interesse em participar. “Temos verbas disponíveis para isso e vamos ter vários momentos de escuta no ano. Não podemos deixar a escola adoecer”, afirma Sirlei.

Ela ainda ressalta o protagonismo da escola em inserir alunos nas universidades e no mercado de trabalho. Dentre eles, o ex-aluno André Lúcio Caye, que em 2004 foi homenageado pela comunidade escolar e teve o ginásio da escola batizado com seu nome. Caye foi destaque internacional em canoagem.

Vidas de dedicação

A professora Ivani Maria Birk é a funcionária mais antiga da escola. Ela ingressou em 1989 como estagiária de letras para turmas do terceiro ano. Em 1993, passou a fazer parte do quadro de funcionários efetivos e segue até hoje no comando das salas de aula.

Para Ivani, é gratificante acompanhar a caminhada da instituição ao longo de 30 anos. De acordo com ela, sempre foi prioridade da equipe pedagógica manter o bem-estar e a educação de cada aluno e diz ser uma honra fazer parte dessa história. “Vi muitas mudanças acontecerem. Não só sinto um carinho enorme pela escola, como também orgulho de ser Médio Estrela”.

A diretora Sirlei Lohmann também passou a vida dedicada ao educandário. Ela concluiu o 2° grau em 1997 no Médio Estrela. Após o término da graduação, foi chamada para trabalhar na escola em 2001. Entre contratação e aprovação no concurso, construiu uma trajetória.

Para ela, é um sonho poder administrar o local em que passou mais de 20 anos. “Me sinto honrada por ter sido eleita e estar comemorando, como diretora, esse aniversário. Minha caminhada está sendo coroada com isso”.

Exposição no Memorial

Uma exposição histórica alusiva aos 40 anos do Médio Estrela está disponível no Memorial de Estrela. O cerimonial de abertura está marcado para ocorrer hoje, 1, a partir das 16h. A comunidade poderá acompanhar fotos, documentos, origens da escola e conhecer diretores e alunos. Após abril, a exposição será mantida na escola.

Um cronograma especial de visitação foi montado para os alunos. Além de acompanhar o cerimonial, todas as turmas irão visitar durante o mês. A diretora destaca a importância de os jovens poderem conhecer mais um espaço cultural do município. “Eles não vão sair de lá só com a história da escola, mas sim com a história de Estrela também”.

A mostra está aberta para visitação durante todo o mês de abril e destaca os períodos de maior relevância no educandário.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: