Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Coleta de dados para o Censo começa nesta segunda-feira

Também seguem abertas até quarta-feira, 3, as inscrições para o processo seletivo complementar para contratação de recenseadores

(Foto: Bianca Mallmann)

Começa nesta segunda-feira, 1º, a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022. No Vale do Taquari, são cerca de 200 recenseadores aptos a realizar o processo organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos primeiros dias a coleta inicia pelos municípios maiores, como Lajeado, Estrela, Teutônia, Encantado e Arroio do Meio, para a partir dos próximos dias ampliar para os outros municípios. De acordo com o coordenador regional do Censo, Paulo Hamester, o processo será gradual, para que possa ser feita a distribuição de todos os equipamentos aos recenseadores, o acompanhamento no primeiro dia de visitas, e inclusão de todos os profissionais no sistema.

“Em Lajeado, três dos 60 recenseadores começam o trabalho hoje”, explica.

O Censo 2022 tem dois tipos de questionários: ampliado e simplificado. O simplificado ou básico, com 26 perguntas tem previsão de duração da entrevista de 5 minutos. Ele traz perguntas sobre identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações.

Já o questionário ampliado terá 77 perguntas e será aplicado a uma parcela menor da população. Hamster explica que nos maiores municípios, 10% dos domicílios terão que responder este questionário, e em municípios menores, como Coqueiro Baixo, o número chega a 50%. Este questionário investiga também informações sobre trabalho, rendimento, casamento, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

A definição de qual questionário será aplicado em cada domicílio ocorre por meio de sorteio aleatório feito pelo sistema;

Identificação dos recenseadores

Todos os recenseadores do IBGE estão identificados com boné e colete, além do crachá de identificação. Dentro do crachá há um QR Code e o cidadão pode apontar a câmera do celular para esse código, para confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele é, de fato, servidor do instituto. Também é possível checar a identidade do recenseador pela internet. Basta digitar o número da matrícula que consta no crachá no site do IBGE.

Processo seletivo

Seguem abertas até a quarta-feira, 3 de agosto, as inscrições para o processo seletivo complementar para contratação de recenseadores. A inscrição ocorre mediante preenchimento de formulário físico, a ser entregue nos seis postos de coleta do IBGE na região (nas cidades de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado, Teutônia e Progresso.

O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do IBGE. Não há cobrança de taxa de inscrição e não haverá aplicação de provas. Na região do Vale, são 72 vagas abertas.

O chamamento dos aprovados está previsto para ocorrer a partir de 15 de agosto. A classificação se dará por critérios como escolaridade e idade.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: