Jornal Nova Geração

ESTRELA

Com início do verão, Corpo de Bombeiros reforça cuidados contra afogamentos

CBM alerta para cuidados em áreas impróprias para banho, onde não há guarda-vidas de plantão

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Estrela encontrou na manhã dessa segunda-feira, 20, o corpo do jovem que havia desaparecido na tarde do domingo, 19, no Arroio Boa Vista, na Linha Novo Paraíso. A localização foi feita a aproximadamente 10 metros do local do afogamento.

De acordo com o CBM, Eduardo de Almeida Pinto, de 20 anos, tentava atravessar o arroio de uma margem à outra quando, provavelmente, passou mal e desapareceu nas águas. As buscas iniciaram imediatamente com o uso de embarcação e garatéias. Foi necessário solicitar ajuda da Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS) para concluir a procura.

O sargento do CBM, Marcos Eliberto Hampel, alerta que, por não haver áreas apropriadas para banho na região, não há a presença de guarda-vidas nestes locais. “Muitas vezes as pessoas tomam banho no Rio Taquari, próximo à escadaria, ou no Parque da Lagoa. Estes locais são fundos, e é preciso um cuidado maior”.

Para prevenir afogamentos, o CBM alerta para que a população evite locais desconhecidos ou impróprios, pois pode haver buracos ou algo que cause ferimentos. Não entrar na água após as refeições ou consumo de bebidas alcoólicas é outra dica da corporação. A estimativa é de que 46% das mortes por afogamento são de pessoas que sabem nadar.

Alguns cuidados também devem ser tomados nas piscinas, que é a maior causa de morte por afogamento entre crianças de um a 14 anos. O ideal é que as crianças não se banhem sozinhas e sejam sempre monitoradas por um adulto. Além disso, é necessário um cercamento de proteção com no mínimo 1,5 m e espaçamento de até 12 cm entre as grades.

Conforme dados do CBM, nos últimos cinco anos, pelo menos cinco pessoas morreram por afogamento nas cidades de cobertura. Destes casos, quatro ocorreram em Estrela e um em Bom Retiro do Sul.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: