Jornal Nova Geração

ESTRELA

Com novos projetos, município busca parceiros para recuperar complexo

Governo anunciou, na semana passada, a criação de um espaço compartilhado para startups. Uma praça de alimentação e um mirante também são estudados e podem ser construídos se houver investimento da iniciativa privada

Em 1988, o então operador de máquinas no setor de engarrafamento de cerveja, Dirlei Antunes, 61, iniciou sua trajetória na Cervejaria Polar. Hoje porteiro, trabalhou na empresa até o momento do fechamento, em 2006. Por 16 anos, observa as mudanças ocorridas no prédio. Ainda que o espaço seja utilizado para centro administrativo, estacionamento e sede da Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat), ele espera a reforma completa do local e maior aproveitamento.

Antunes lembra a época em que trabalhou na Polar. Com o salário, conseguiu construir a casa e criar os filhos. “Foi de muito aprendizado. Fiz muitos cursos promovidos pela Ambev e voltei a estudar para me aperfeiçoar. Tenho saudade desse tempo. Às vezes encontro pessoas que trabalharam comigo e passamos horas conversando e relembrando um passado bom, de muito trabalho e amizade”, conta.

Conforme o porteiro, quando trabalhava lá, tudo era bem cuidado e todos zelavam pelos equipamentos e o prédio. “Hoje a gente fica triste por ver grande parte daquilo abandonado, com o telhado desabado e com necessidade de uma restauração. Precisamos de alguém que investisse para recuperar, pois muitas famílias sobreviveram dali. Dá pena, passar na frente e ver isso em ruínas”, observa.

Para ele, seria bom criar espaços para a recuperação e valorização do prédio histórico. “Dá para fazer muita coisa naquele espaço. É um local que guardo muitas boas lembranças, levo coisas que aprendi até hoje”, afirma.

Inovação e tecnologia

Imagem revela como deve ficar o espaço do Next CoWork (Reprodução)

Boa parte do prédio da antiga cervejaria é administrada pelo Executivo. Uma das alternativas para usar melhor a estrutura é a criação do “Next CoWork”, espaço compartilhado para startups, localizado no terceiro andar da área em que antes funcionava o setor administrativo da fábrica. Conforme o vice-prefeito, João Schäfer, o projeto foi pensando ainda durante campanha eleitoral, em 2020. A previsão é de que até o fim do mandato, a reforma da estrutura já esteja concluída e ocupada.

“O agronegócio é forte em Estrela, assim como a logística. Pensamos em atender a demanda do crescimento tecnológico e, por isso, decidimos pela criação de um coworking para atrair empresas focadas nessa área e contribuir com os avanços. Queremos incentivar os jovens a criar startups, num espaço em que o município pode ceder durante algum tempo”, salienta.

Segundo Schäfer, a intenção é preservar e valorizar o prédio, ao mesmo tempo que “olha” para o novo. “É uma área nobre, no centro da cidade, e precisamos encontrar um caminho para ocupar melhor a estrutura. Vamos começar aos poucos, ao promover, neste momento, um lugar para o conhecimento, tecnologia e inovação”, ressalta.

Reforma inviável pelo Executivo

Uma das alternativas para atrair empresas é criar uma praça de alimentação no local em que hoje funciona o estacionamento de veículos oficiais (Fotos: Larissa Santos)

Conforme o vice-prefeito, no aniversário do município, em 20 de maio, devem ser inauguradas as obras no Parque da Lagoa e será feito o anúncio da licitação para a trilha ecológica. Com isso, o município busca trazer o público para os pontos turísticos e assim tornar o prédio atrativo para a iniciativa privada investir.

“No local em que hoje funciona o estacionamento da prefeitura, poderia ser feito uma praça de alimentação e até mesmo museu. Um mirante no primeiro prédio construído, também poderia ser criado. Mas é inviável o Executivo reformar todo o espaço da Polar, pois o orçamento é engessado. Custa entre R$ 40 e 50 milhões para tornar essa área ocupável. O poder público faz a parte dele conforme possível, atraindo mais empresas para cá”, frisa.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: