Jornal Nova Geração

ESTRELA

Com programação especial, Estrela inicia comemorações aos 200 anos da Imigração Alemã

Calendário apresentado na sexta-feira, 23, marca série de eventos ao longo de 2024. Expectativa é evidenciar costumes vividos no dia a dia a exaltar eventos tradicionais

Programação foi apresentada em evento no Lar do Jovem, junto à comunidade Evangélica Luterana. Crédito: Jhon Willian Tedeschi

O bicentenário da Imigração Alemã do Brasil marca uma série de celebrações que colocam em evidência a cultura e os costumes deixados pelos descendentes germânicos. Uma programação especial, iniciada na sexta-feira, 23, deve retratar diversas iniciativas ao longo de 2024. A apresentação do calendário oficial ocorreu no Lar do Jovem, junto à comunidade Evangélica Luterana, espaço voltado às práticas das danças folclóricas.

O objetivo do calendário é destacar a influência das tradições alemãs nos dias atuais por meio de atividades dos eventos conhecidos pela comunidade e novas iniciativas. Coordenador dos 200 Anos da Imigração Alemã em Estrela, Andréas Hamester afirma que será uma período para resgatar e conhecer hábitos deixados pelos imigrantes.

Hamester destaca que a população de Estrela vivência diversas manifestações relacionadas aos hábitos germânicos. “Temos festas típicas, evidenciamos a gastronomia e as danças. São tradições dos nossos antepassados. Faz parte do nosso cotidiano preservar esses ensinamentos. Por isso queremos valorizar essa parte tão bonita da nossa história”, diz o coordenador.

Aspectos ligados a turismo, educação, literatura, arquitetura, história, culinária, religiosidade e vida rural serão trabalhados por meio de concursos de fotografia e redação, rodas de conversas e espetáculos que envolvem a participação da comunidade. Para Andréas, a celebração também se torna uma oportunidade para que mais pessoas conheçam os costumes existentes na cidade.

“É importante que as pessoas saibam de onde elas vieram, o motivo de elas serem do jeito que são, o porquê de nossas cidades serem tão bonitas. São hábitos trazidos pelos imigrantes. Também queremos ressaltar situações que a população talvez não saiba que exista. Serão milhares de pessoas vivendo essa tradição durante o ano todo”, comemora Hamester.

Ênfase na história

Além de estabelecer a proximidade da população com os costumes germânicos, o projeto busca enfatizar a construção histórica desde o momento em que os imigrantes chegaram ao Brasil, em 25 de julho de 1824. Para isso, o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e professor de História, Joel Mallmann, vai retratar o caminho percorrido pelos alemães em forma de artigos.

“Precisamos que as pessoas conheçam os fatos para que entendam como temos esses costumes. Somos influenciados por essa cultura. Vamos resgatar a história para compreender como se formou nossa gente, porque os descentes e vieram e o que encontraram aqui”, comenta Mallmann.

Novas iniciativas

Nesta ano, a Páscoa será contada sob a ótica das origens alemãs em Estrela. Com direção de Pablo Capalonga, o espetáculo “Tempo de Esperança” reúne teatro, canto coral, instrumentos e danças no Centro Cultural Celso Brönstrup em 27 de março. Os ingressos estão disponíveis a partir desta sexta-feira, 1º, e o valor de troca é um quilo de alimento não perecível.

A praça Henrique Roolart também será cenário da comemoração. Coordenadora de Cultura de Estrela, Sandra Ahlert relembra o sucesso da Osterbaum, árvore de Páscoa alemã, e destaca que neste ano o monumento será decorado pelas crianças da rede municipal de ensino e por participantes do Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie).

A Hora Alemã

A celebração especial conta com um programa semanal na Rádio A Hora 102.9. “A Hora Alemã” terá transmissão aos domingos, das 9h às 10h, conterá com diversos bate-papos relacionados às vivências das tradições germânicas.

Principais iniciativas:
  • Rádio A Hora: Para destacar os principais aspectos da celebração, um programa semanal sobre cultura alemã inicia neste domingo, 3, na Rádio A Hora 102.9. Com apresentação de Andréas Hamester, a programação vai ao ar sempre aos domingos, das 9h às 10h, e traz convidados para conversar sobre diversas manifestações ligadas às tradições germânicas.
  • Exposição no Memorial: A mostra “Azulejos de Estrela – o legado da colonização alemã” retrata os monumentos e espaços públicos da cidade. A exposição destaca prédios históricos e construções que abrigam manifestações culturais, sociais e religiosas. O material está disponível para verificação no Memorial de Estrela e ficará exposto até agosto.
  • Maibaum: O centro de Estrela recebe o Maibaum, monumento que retrata os valores das tradições alemã na cidade. Com mais de dez metros de altura, a estrutura é símbolo de união entre a comunidade e destaca cultura, religiosidade, educação e demais aspectos ligados às movimentações típicas, além de se tornar um ponto turístico.
  • Concurso de fotografia: Organizado pelo Núcleo Cultural de Estrela, o concurso de fotografias incentiva a exploração de diferentes aspectos da cultura alemã. São cinco categorias: zona rural, religiosidade, gastronomia, artes e arquitetura e paisagismo. As inscrições iniciam nesta sexta-feira, 1°, e se estendem até 5 de abril. O concurso é aberto a fotógrafos profissionais e amadores. Resultados serão divulgados em 20 de maio, junto ao aniversário do município.
  • Destaque à culinária: A oficina “Sabores e Saberes da Gastronomia Alemã” valoriza os pratos típicos e apresenta variedades da cozinha colonial em Estrela. As atividades estão previstas para agosto, junto à Feira do Produtor, com demonstrações e degustações das receitas apresentadas.
  • Cidade irmã e turnê: Estrela segue na busca de firmar parceria com cidade irmã na Alemanha. A iniciativa permite o intercâmbio de cultura, turismo, economia e educação entre as duas cidades. Em âmbito internacional, a 7ª turnê dos Grupos Folclóricos de Estrela também retratam a relação de intercâmbios ao longos dos anos. Em julho, os dançarinos passam pela Alemanha, Áustria e Eslovênia.
  • Aulas de língua alemã: Projeto iniciado no ano anterior terá continuidade ao longo de 2024. As aulas de língua alemã aos estrelenses ocorre em parceria com o Colégio Martin Luther. Neste ano, haverá ofertas de vagas em duas turmas e aulas semanais.
  • Resgate de histórias: Por meio do concurso de redação “Meus Avós me contaram”, alunos da rede municipal de ensino buscam histórias e relatos a partir da vivência dos avós. Os textos serão premiados pela Secretaria de Educação.
Programação:

MARÇO
Dia 9: Roda de Conversa sobre os 200 Anos da Colonização Alemã, no Memorial de Estrela
Dia 23: St. Patrick’s Day em homenagem à cultura alemã
Dia 26: Apresentação da banda Juka Ammertal, da Baviera
Dia 27: Osterbaum – Páscoa Alemã: espetáculo “Tempo de Esperança, no Centro Cultural Celso Brönstrup

ABRIL
Dia 17: Palestra sobre a imigração alemã no município de Estrela e região, aberto ao público e tema para as escolas interessadas
Dia 25: Encontro do Instituto Histórico Geográfico do Vale do Taquari com palestra “Conhecendo os Caminhos da Imigração Alemã para o Brasil”, no Memorial de Estrela

MAIO
Dia 16: Encontro de Corais com o tema “Uma tradição de 200 anos”
Dias 17 a 20: ParkChoppFest, no Parque Princesa do Vale
Dias 18 a 26: Festival do Chucrute, no Centro Comunitário Cristo Rei
Dias 19 e 26: Encontro de Bandas Municipais com músicas alemãs

JUNHO
Missas e Cultos nas Igrejas Católicas e Luteranas com o tema “200 anos de fé”

JULHO
Dias 19 a 21: 10ª Koloniefest, na comunidade de Novo Paraíso
Dia 20: Encontro de Grupos Folclóri10cos do estado, na Koloniefest

AGOSTO
Dia 7: Apresentação do Grupo Folclórico IHNA, da cidade de Erlangen, Alemanha
Dia 10: Festival de Inverno da Cerveja Artesanal em homenagem à cultura alemã
Dia 22: Desfile de Trajes Típicos Folclóricos com demonstração de mais de 50 modelos

SETEMBRO
Dia 29: Apresentação da Orquestra de Concertos de Lajeado, no Parque Princesa do Vale

OUTUBRO
Dia 5: Oktober Platz em homenagem à cultura alemã

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: