Jornal Nova Geração

ESTRELA

Combate ao mosquito Aedes aegypti tem ações diretas

Vigilância Ambiental e Epidemiológica intensifica visitas de agentes em áreas onde têm registro positivo de casos

A Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Estrela tem atuado forte no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças. Antes mesmo do surgimento dos primeiros casos suspeitos, um ativo trabalho de fiscalização e prevenção já era realizado junto a domicílios de áreas mais atingidas em outros anos. Com a suspeita dos primeiros casos de dengue em 2022, o trabalho foi intensificado com ações paralelas (como os Mutirões de Limpeza contra a Dengue) realizadas por outros setores. Entre as novas medidas está a delimitação de focos em torno de domicílios com moradores que positivaram para a doença.

Visitas regulares a bairros e residências são realizadas ao longo do ano, dentro do cronograma de Levantamentos de Índice Rápido de Infestação (Lira) pelo Aedes aegypti. A coordenadora da Vigilância Ambiental, Carmen Hentschke, explica. “Nas saídas a campo, os Agentes de Endemias e também Agentes Comunitários identificam espaços e objetos que possam conter focos com larvas do mosquito, ou potenciais criadouros, e fazem a coleta de material para análise e identificação da espécie. Os principais criadouros são piscinas sujas, caixas d’água, prato de plantas, lonas, embalagens plásticas (baldes, copos, garrafas, potes, etc), pneus, e plantas conhecidas como perigosos criadouros, como é o caso das Bromélias. Também é realizada a orientação educativa e preventiva aos cidadãos”.

Carmen dá como exemplo uma análise preventiva realizada pelo departamento antes mesmo do surgimento dos primeiros casos suspeitos. “Em um bairro foram coletadas 169 amostras, sendo que em 138 tinham larvas do mosquito da Dengue”, detalha. Mas faz uma ressalva. “Destas, 64 (37,8%) foram pegas em caixas d’água, bombonas, barris e baldes e outros recipientes usados para guardar água da chuva”. Neste sentido, ela ressalta. “Vale destacar que a maioria dos criadouros estão localizados em reservatórios e objetos que são de uso das famílias”, frisa.

O Comitê Municipal de Combate à Dengue esteve reunido mais uma vez na quarta-feira, 22, para avaliação da situação do município e continuidade das ações de combate e prevenção à dengue. Ficou definido que o trabalho forte continua na delimitação de foco, no qual os Agentes de Endemias e Agentes Comunitário de saúde realizam visitas em um raio de 300 metros no entorno de domicílios com casos positivos da Dengue, em uma estratégia mais direta para evitar a disseminação de um surto.

Ainda de acordo com a coordenadora, fica o apelo para que toda comunidade de Estrela intensifique os cuidados para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: