Jornal Nova Geração

Começam obras de recuperação da ERS-129

Serviços iniciaram segunda-feira na área urbana de Colinas (Fotos: Simone Wachholz)

O trecho da ERS-129 entre Colinas e Estrela, bastante danificado pela ação do tempo e das últimas cheias, conta desde segunda-feira, dia 14, com o movimento de máquinas e trabalhadores da empresa contratada pelo governo estadual para recuperar cerca de 15 quilômetros da rodovia. As obras iniciaram na área urbana de Colinas e devem receber, até Roca Sales, um investimento de mais de R$ 2,4 milhões do Programa Avançar, lançado na última semana, com projeção de aplicar R$ 1,29 bilhão  em infraestrutura viária no RS. 

Desde 2017, conforme o prefeito Sandro Herrmann, a Administração Municipal pleiteia com o Daer a recuperação da estrada, que é um dos principais acessos da cidade e possui grande fluxo de veículos diários, mas que há anos está com o tráfego comprometido, causando avarias e acidentes. “A obra estava prevista para acontecer há alguns anos, mas com a troca do governo estadual, em 2018, a mesma foi cancelada”, recorda o chefe do Executivo. “É com grande felicidade que anunciamos o início dos trabalhos, pois trata-se de uma reivindicação antiga da nossa população e que irá beneficiar a todos.” O asfalto entre Colinas e Estrela é de 1996 e, desde então, só passou por reparos. 

Moradores comemoram

Do portão de casa, a aposentada Cristina Hoppenhorst, de 55 anos, acompanha o trabalho de recuperação da ERS-129. “Vai melhorar para todos que moram e utilizam a estrada para ir trabalhar ou transportar mercadorias. Finalmente, uma boa notícia para todos. A enchente prejudicou muito o asfalto, principalmente nas partes mais baixas”, relata. “Tem tantos remendos no asfalto que chegaram a pintar de branco para alertar os motoristas, bem preocupante. Mas vamos voltar a ter uma estrada boa de novo”, projeta ela, que mora às margens da estrada há mais de 40 anos. 

Cristina Hoppenhorst

O agricultor Vilson Imhoff, de 53 anos, tem propriedade na Linha Beija Flor e também comemora o início das obras de recuperação. “Uma necessidade de anos, vai facilitar muito o transporte de produtos e evitar mais despesas com consertos de veículos. Fico feliz que vamos voltar a ter um acesso em condições e mais seguro para todos. Moro aqui desde que nasci e o movimento aumentou muito”, enfatiza. 

Vilson Imhoff

 

Nova rótula

O prefeito também destacou a liberação de convênio entre a prefeitura e o Daer para a construção de uma rótula na ERS-129, no acesso à localidade de Santo Antônio. “Assinamos a demanda em junho do ano passado, mas somente agora a obra foi autorizada. Vai melhorar a segurança de quem trafega pela rodovia e precisa acessar a comunidade e quem sai de Santo Antônio e ingressa na estrada estadual”, salienta Herrmann.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: