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ESTRELA

Comércio prevê aumento de 4,5% nas vendas de Páscoa

Ainda que movimento seja considerado baixo pelos lojistas, expectativa é que campanha impulsione vendas na próxima semana. Tendência é complementar chocolates com presentes alternativos

A campanha “Páscoa Fantástica” conta com a participação de quase 70 estabelecimentos. (Foto: Ezequiel Neitzke)

A pouco mais de uma semana da Páscoa, a busca por chocolates segue aquém do esperado no comércio de Estrela. A expectativa dos lojistas é que a procura aumente durante a próxima semana. Entre as estratégias para garantir as vendas, além dos tradicionais ovos e caixas de bombons, os comerciantes apostam na união de itens alternativos nas cestas.

É o que sugere a campanha da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis). A promoção foi retomada após uma década com expectativas de impulsionar o movimento de compras. Lojas de diversos segmentos se cadastraram com o pŕoposito agregar as vendas ao tradicional chocolate.

Diretora de Comércio da Cacis, Kátia Paladini ressalta que é uma oportunidade para movimentar a economia local. “Os estabelecimentos precisam fazer uma boa divulgação e utilizar a estratégia de unificar produtos. Têm pessoas que preferem dar presentes junto do chocolate, como perfumes, acessórios e roupas”, avalia.

A campanha “Páscoa Fantástica” conta com a participação de quase 70 estabelecimentos. Serão cinco sorteados para visitar a Divine Chocolates, Cristo Protetor e Churrascaria & Paradouro Cristo, além de vale-compras na loja da Divine, em Encantado. A diretora destaca a oportunidade de vivenciar o significado da Páscoa em conhecer uma fábrica de chocolate.

Matheus Tanuri, proprietário da Cacau Show, unidade de Estrela, destaca que em relação à campanha de Páscoa, o foco total da empresa é na oferta de ovos com brinquedos e brindes colecionáveis. Segundo ele, essa estratégia tem sido fundamental para atrair a atenção dos consumidores e impulsionar as vendas durante esse período festivo.

Quanto ao mercado de chocolate, Tanuri destaca a trajetória ao longo dos últimos anos, com um crescimento constante. Ele atribui esse sucesso à crescente demanda por produtos de qualidade e à busca por experiências diferenciadas pelos consumidores. Além disso, observa que, neste ano em específico, a melhora no poder aquisitivo das pessoas contribui para o crescimento do comércio de chocolates, gerando um aumento significativo nas vendas.

Em contrapartida, a gerente da Loja Utilar, Andréia Simonetti, revela uma tendência preocupante para este ano. A procura por produtos está aquém do esperado para a época festiva. A falta de entusiasmo dos consumidores tem sido evidente e ela aponta a cheia de 2023 como uma das razões para essa desaceleração no comércio.

“Mesmo com os esforços da Cacis em promover campanhas de estímulo ao comércio local, não estamos testemunhando uma melhora substancial no cenário este ano”, lamenta. Entre os produtos que despertam algum interesse estão os tradicionais chocolates, ovos e cestas, especialmente voltados para empresas e escolas.

A tendência é que a Páscoa de 2024 mantenha o avanço nas vendas pelo quarto ano seguido após a pandemia. A projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica aumento de 4,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A estimativa é que sejam comercializados R$ 3,29 bilhões.

“Os estabelecimentos precisam fazer uma boa divulgação e utilizar a estratégia de unificar produtos. Têm pessoas que preferem dar presentes junto do chocolate, como perfumes, acessórios e roupas”, afirmou Kátia Paladini, Diretora de Comércio da Cacis.

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