O retorno total das atividades presenciais, aliado ao Dia dos Namorados, faz a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) projetar um aumento de 20% nas vendas deste ano, em relação a 2021. Para alguns lojistas, esta é a 3ª data comercial do ano e fica atrás somente do Natal e Dia das Mães.
Conforme o vice-presidente do Comércio da Cacis, Leandro Kremer, em 2020, com o início da pandemia, lojas e restaurantes precisaram ser fechados, o que mudou o comportamento dos consumidores e fez o comércio se adaptar. Em 2021, não foi diferente. “Foram dois anos complicados porque mesmo que a venda ocorria, não era nos volumes esperados, diminuiu muito a receita”, observa.
Este ano, a expectativa é de superar, inclusive, os números de 2019. Para ele, com a inflação o faturamento das empresas deve ser maior. “Podemos dizer que houve um crescimento de 40% em 2022, em relação a 2020. Já se compararmos com 2021, o acréscimo deve ser de 20%. Já 2019, podemos imaginar um aumento de 10%”, explica.
Segundo Kremer, o carro-chefe de vendas nesta época são calçados e vestuário. No entanto, o ramo alimentício também cresceu. “Muitos restaurantes estão com grande procura e reservas esgotadas para o dia 12. Muitos decoram o espaço e tornam aconchegante para os casais. Rejoalherias e óticas também tem incremento de venda neste período”, afirma.
Campanha de Dia dos Namorados
A Cacis lançou em 25 de maio a campanha de Dia dos Namorados que sorteará uma viagem para Gramado, Canela e Nova Petrópolis. A cada R$ 50,00 em compras nas 84 empresas participantes, o cliente ganha um cupom para preencher e concorrer ao prêmio. A promoção vai até às 20h deste domingo, 12, e o sorteio será 14 de junho, às 9h, na Prefeitura de Estrela. Mais de 50 mil cautelas foram distribuídas no comércio.
O vice-presidente do Comércio detalhe que o pacote inclui passeios, pernoite em hotel, jantar e almoços, além de transporte. “Será um fim de semana em datas a serem definidas. Todas as lojas são identificadas com cartazes da campanha e em nossas redes sociais também está a relação dos participantes. Participem, é uma oportunidade de experiência legal para os casais.”
“Nos preparamos bastante para isso”
O sócio proprietário da Casa Americana, Renan Borelli, conta que, para 2022, a expectativa é de ter aumento nas vendas acima de 30%, se comparado com o mesmo período do ano passado. Na loja, vários produtos estão em oferta, com preços a partir de R$ 19. “O que mais sai são artigos de inverno como malharias, jaquetas, botas e abotinados, quem chegar aqui vai encontrar o presente ideal. Nos preparamos bastante para isso”, aponta.
A empresa, que participa da campanha da Cacis, também promove outras promoções alusivas a data. “A compra pode ser parcelada em até 20x, com vantagem de concorrer a quitação de duas contas, indiferente de ser à vista ou a prazo. Quem ganhar terá o valor devolvido ou quitado. Em frente à loja, tem um banner no qual o casal pode fazer uma selfie, marcar as redes sociais da Casa Americana e concorrer a um vale-compras de R$ 500. O sorteio será no dia 13. São ações que devem ajudar nesta retomada da economia”, ressalta.