Jornal Nova Geração

POLÍTICA E CIDADANIA

Comitiva regional participa de audiência e busca acelerar demandas

Grupo de prefeitos e gestores está em Brasília para encontro com deputados hoje, às 10h. Além de detalhar medidas anunciadas, pretendem cobrar a liberação de recursos para socorro aos municípios

Parte dos integrantes da comitiva viajou ontem à tarde para a capital federal. (Foto: divulgação)

Um grupo de prefeitos, empresários e representantes de entidades participa hoje de audiência pública em Brasília, para discutir os prejuízos decorrentes da enchente que devastou a região em setembro. O encontro ocorrerá a partir das 10h, na Câmara dos Deputados, com a participação de diversas comissões do parlamento federal.

Será mais uma oportunidade, na opinião do presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Álex Herold, de reforçar as demandas da região. Também será um momento de apresentar aos parlamentares as medidas já anunciadas pelo governo federal para socorrer o Vale, mas que ainda não foram implementadas.

Herold foi indicado pela Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul) para representar o setor produtivo do Vale. Para ele, é importante não fazer da audiência “apenas mais uma reunião”, e sim buscar soluções aos problemas que afetam cidades e empresas atingidas pela cheia do Rio Taquari.

“O que nos cabe é trazer um relato daquilo que foi anunciado pela União e o que ainda não foi implementado, além de reforçar a necessidade da implementação. E também apresentar outros pleitos que ainda não tiveram respaldo por algumas questões. Esperamos que repercuta em ações e não seja algo meramente político”, pontua o empresário.

Socorro ao setor

O principal ponto a ser pleiteado, segundo Herold, é a liberação de linhas de crédito para pequenas e médias empresas atingidas pela enchente. “Já temos a regulamentação do Pronaf e do Pronampe. Falta do BNDES solidário. É algo para ontem, não podemos mais esperar”.

Outro ponto solicitado é a prorrogação dos tributos federais. A região busca que os parcelamentos sejam postergados para 2024. “Também vamos apresentar alguns dados e falar da necessidade de linha de crédito especial para empresas que tiveram grandes prejuízos. Vai de R$ 8 milhões a R$ 42 milhões em prejuízos”.

Gestores em peso

Prefeitos de diversos municípios estão confirmados na audiência pública. Marcelo Caumo (Lajeado), Jonas Calvi (Encantado), Mateus Trojan (Muçum), Amilton Fontana (Roca Sales), Danilo Bruxel (Arroio do Meio), João Dullius (Cruzeiro do Sul) e Gisele Caumo (Santa Tereza) estão entre os confirmados.

Os presidentes das associações dos municípios do Vale do Taquari (Amvat), Elmar Schneider, e do Alto Taquari (Amat), Tiago Michelon, também estão na capital federal. “Com muita união e esforço vamos reconstruir a região. Vamos pautar as demandas no parlamento e no governo federal para acelerar a liberação dos recursos e minimizar os efeitos da enchente”, prometeu Schneider.

A audiência contará ainda com representantes da Fecomércio, Fiergs, Federasul, Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), CIC Roca Sales, Bombeiros Militares do RS, dos governos gaúcho e federal e dos parlamentares que integram a bancada federal do Rio Grande do Sul.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: