Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Como era Estrela antes da emancipação?

Os ameríndios primitivos possuidores da região estrelense dela se retiraram deixando apenas as igaçabas funerárias que os colonos teuto-brasileiros desencavaram mais tarde

Quando em fins do século 18 os primeiros navegantes brancos se aventuraram rio acima, levando língua, costumes e bagagens portugueses, não houve local que tanto se impusesse para ser o centro propulsor de uma região, do que aquela colina à esquerda do Rio Taquari.

Estrela veio a ser o município mãe de vários quanto hoje integram o Vale do Taquari (Lajeado, Encantado, Arroio do Meio, Roca Sales, Teutônia, Imigrante, Colinas, Westfália).

Aí se encontraram três correntes principais: por ordem chegaram os luso-brasileiros e com eles pessoas escravizadas; os imigrantes alemães; os imigrantes italianos no atual município de Roca Sales.

Os ameríndios primitivos possuidores da região estrelense dela se retiraram deixando apenas as igaçabas funerárias que os colonos teuto-brasileiros desencavaram mais tarde. Foto ilustrativa.


A Fazenda Estrela

A primeira sede da Fazenda Estrela foi construída em 1800. Nesse ano, o Vice-Rei do Brasil, Dom José Luis de Castro, segundo Conde de Resende, concedeu uma sesmaria  com 3.900 braças de frente por légua e meia de fundo, na margem esquerda do Rio Taquari, a João Inácio Teixeira.

Pelo Alvará imperial de 23 de agosto de 1808 a região passou a integrar o município de Porto Alegre. Em 1824 aparece pela primeira vez o nome de Estrela.

Em 1830 Vitorino José Ribeiro permutou sua casa na Rua da Ponte em Porto Alegre, pela Fazenda Estrela, com José Inácio Teixeira Júnior (herdeiro de João Inácio Teixeira). Em 1832 ampliou a propriedade, com mais 300 braças de frente e légua e meia de fundo. Em 1831 a  região passou a pertencer ao município de Triunfo.

Sob a jurisdição de Triunfo permaneceu quase por 18 anos, já que com a criação do município de Taquari, em 1849, toda região do Alto Taquari se tornou parte integrante do vasto território. Foto da primeira sede da Fazenda Estrela e mapa do Rio Grande do Sul no século 19.


Um Rio Estrada

Nos primeiros tempos o Rio Taquari era o único caminho para viagens longas com barcaças para travessias locais.
O lanchão é uma evolução do caíco. Trata-se de uma embarcação maior, própria para o transporte de cargas, mas tracionado por remo. Vários remadores eram necessários para impulsionar a embarcação pelo Rio Taquari.
A região do Vale do Taquari, durante toda a metade do século 19, esteve sob o regime de sesmarias-estâncias, quase todas as margens do Rio Taquari, escoadouro natural de seus produtos e sua via de comunicação com o mundo exterior. Foto ilustrativa.


Os negros em Estrela no século 19

Segundo e pesquisador Lothar Hessel, conjectura-se, com bons fundamentos que na primeira metade do século 19 a população negra no Vale do Taquari superasse em número a população branca; com a colonização alemã, o grosso dessa gente com sangue africano, deve ter descido pelo Rio Taquari, em cujos portos, embarcações ou passos, muitos deles ganharam a vida.

Outros, porém, ficaram, notando-se alguns pontos de maior concentração não só na Vila como nas divisas entre Estrela e Taquari, ao sul de Canabarro (Posses e Arroio do Pau) ou entre  Estrela e Montenegro (Descida do Morro Paris). Na Vila de Estrela não conseguiram subir grandemente na escala social. Mais tarde conseguiram vida mais digna após a Abolição (1888). Foto do Álbum do Cinquentenário de Estrela.


A colonização Alemã em Estrela

Transposta a primeira metade do século 19, um fato viria a modificar a paisagem humana no Vale do Taquari: em 1856 foi criada a Colônia Estrela, por Vitorino José Ribeiro na Fazenda de sua propriedade, entre os arroios Estrela e Boa Vista.

A partir de 1860 Estrela iria beneficiar-se, e muito, com a fixação de residência de Antônio Vitor de Sampaio Menna Barreto e a presença mais constante de seu padrasto, Vitorino José Ribeiro, que pessoalmente acompanhava a fixação dos colonos alemães nas novas picadas.

Os primeiros imigrantes vieram da região de São Leopoldo e São Sebastião do Caí. Chegaram em Estrela e se fixaram nos lotes, como Picada Grande (Novo Paraíso), Arroio do Ouro e Boa Vista.

Por volta de 1868 passou a atrair migrantes não-agricultores os quais, estabelecendo-se junto à sede da Fazenda,  iriam propiciar o surto de um comércio ativo, o aumento da população local, o formato do primeiro povoado do Vale do Taquari, a criação da primeira freguesia em 1873, e coroando tudo isso, a emancipação em 1876. Fotos de colonos alemães que vieram para Estrela.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: