Jornal Nova Geração

Como vai funcionar a vacinação?

ESTRELA – A campanha Vacina Estrela contra a Covid-19 foi aberta de forma simbólica no fim da tarde de terça-feira, dia 19, com a imunização de Werner e Gisela Schinke. O casal com rica história ligada ao município, desde a década de 1950, foi escolhido para marcar o importante ato em Estrela. “É um momento muito especial. Do SUS, da ciência, da vida, da esperança. E a escolha de um casal ligado à medicina, e exemplo para muitas gerações e para o município, é mais do que justificada”, destacou o prefeito Elmar Schneider.

Emocionado

Werner, com 93 anos, atuou como médico clínico e cirurgião geral por mais de meio século. Também é pesquisador e escritor. “Há 62 anos (foto) eu estava vacinando um paciente aqui em Estrela. Hoje recebo a vacina”, disse ele, ao mostrar uma foto de seu livro. “Estou muito emocionado com essa honra. Difícil expressar isso em palavras”, completou o médico aposentado. Gisela, que nesta quarta-feira completou 91 anos, atuou ao lado do marido como enfermeira. “Foi um especial presente de aniversário. Muito obrigado a todos”, agradeceu.

Doses
A separação das vacinas obedeceu um balanço de acordo com os dados oficiais e proporcionais de casos da doença em cada município. As pessoas não devem procurar os postos de saúde em busca da vacina, já que a execução da imunização vai seguir um trabalho organizado de acordo com os grupos prioritários – profissionais da área saúde, pessoas com mais de 60 anos e deficientes que moram em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e indígenas.

Primeira remessa

Estrela – 449
Bom Retiro do Sul – 123
Fazenda Vilanova – 15
Colinas – 5
Imigrante – 5
Vale do Taquari: 4.240

ENTREVISTA: Celso Kaplan, secretário de Saúde de Estrela

Jornal NG: Quando a segunda dose da vacina irá ocorrer? O município tem previsão de quando deve chegar a segunda remessa?
Celso Kaplan: “Para atingir a imunidade necessária oferecida pela CoronaVac toda pessoa precisa de duas doses, que serão administradas dentro de um intervalo de duas a quatro semanas. Portanto, na medida em que as doses da vacina forem sendo distribuídas aos municípios de todo o país, as pessoas receberão uma segunda dose, obedecendo a orientação do intervalo necessário entre uma e outra. O município recebeu 449 doses da vacina que estão sendo destinadas, imediatamente, para a imunização dos grupos prioritários. Outras 449 doses estarão sendo disponibilizadas ao município pela 16ª CRS, em poucos dias, garantindo a administração das doses subsequentes.”

Jornal NG: Quem for vacinado pode apresentar algum sintoma?
Kaplan:
“A quase totalidade das vacinas existentes pode causar alguma resposta em função de seus componentes. Não é diferente com a Coronavac. Pode ocorrer leve vermelhidão, leve inchaço, dor de cabeça, até mesmo febre. Essa possibilidade de reações depende de pessoa a pessoa. Todos os imunizados estão sendo orientados a respeito destas observações.”

Jornal NG: Os grupos a serem vacinados precisam se deslocar?
Kaplan: “Considerando a etapa inicial da vacinação, acompanhada das orientações quanto ao uso de máscaras, álcool em gel, bem como de restrições quanto à aglomeração de pessoas, devemos deslocar, com segurança, a vacina, bem como as equipes de vacinação, até os locais onde as pessoas que integram os grupos prioritários estiverem.”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: