Jornal Nova Geração

TEUTÔNIA

Complexo comercial inaugura primeiro estabelecimento

Teuto Strip Mall, criado na antiga sede da Calçados Blip, abre hoje filial do Supermercado Frederico

Além do Supermercado Frederico, complexo terá academia, farmácia e quadra de esportes. Crédito: Paulo Sérgio da Rosa

Depois de mais de uma década sem atividades, as antigas instalações da Calçados Blip voltam a abrir as portas no bairro Canabarro, desta vez, com o Complexo Teuto Strip Mall. Nesta quarta-feira, 3, às 9h, o primeiro estabelecimento comercial é inaugurado no espaço, o Supermercado Frederico, de Paverama.

O projeto de transformação da antiga fábrica da rua Dom Pedro II em um centro comercial foi apresentado em janeiro de 2022, pelos investidores Gilmar e Jeniffer Harth. Na área do complexo, adquirida em leilão em 2021, foram construídas 20 salas comerciais de diferentes tamanhos, de maneira a atender um público diversificado, com grandes atacadistas, lojas comerciais, serviços e profissionais liberais.

A Imobiliária Inovar, de Teutônia, é a responsável pela locação das salas, que têm 75% dos espaços já locados. O projeto de reforma do complexo ainda não está finalizado, mas a expectativa é que as obras terminem até o início de julho.

O primeiro negócio

O Supermercado Frederico completa 31 anos e iniciou com os pais de Marcela Rollof. Hoje, a filha administra o local ao lado do marido Roger Reis. Com foco em hortifruti, a empresa recebe muitos moradores de Teutônia e os clientes pediam que abrissem uma unidade no município.

Com a proposta do Teuto Strip Mall, a ideia foi colocada em prática. Entre trabalhadores formais e informais, são 90 novos empregos gerados pela unidade. De acordo com Reis, a comunidade do bairro se sentiu valorizada com a escolha do estabelecimento pelo local. “A gente buscou um lugar com um público que a gente foca mais, que busca preço e produto de qualidade”, destaca.

Assim como a proposta dos investidores, os proprietários do Supermercado Frederico buscam preservar a identidade e a história do lugar. “Muitas pessoas param ali e contam suas histórias com o prédio”, comenta. Outro fator favorável para a comunidade é a energia familiar do estabelecimento.

Novos empreendimentos

No projeto de restauração do espaço, a estrutura industrial foi preservada, agregando mais cor, transparência e acessibilidade. Um dos objetivos é manter viva a memória da comunidade em respeito à antiga empresa local.

No conceito de um shopping a céu aberto, a ideia é que os moradores possam encontrar diferentes serviços em um mesmo ambiente. De acordo com Jeniffer Harth, também há contratos fechados com academias, um complexo de quadras de areia e farmácia. Ainda, há outras empresas interessadas em investir.

“A gente acredita no potencial do bairro, da cidade. Este é um grupo de empreendimentos que não foi para fora e traz a Teutônia essa possibilidade de mais desenvolvimento”, destaca Jeniffer.

Calçados Blip

De acordo com o prefeito Celso Aloísio Forneck, entre funcionário e terceirizados, mais de mil pessoas trabalharam na Calçados Blip por mais de três décadas. A fábrica foi criada na década de 1980 e, por muitos anos, foi uma das principais gerações de renda do município. O prédio foi construído em 1990 e ficou em funcionamento até 2011, quando a empresa decretou falência.

Durante o período em que ficou abandonada, a edificação passou por alguns incêndios Só em 2017 foram três, mas os registros também ocorreram em 2016 e 2018. Agora, com os novos investimentos, o prédio foi reformado.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: