Jornal Nova Geração

ESTRELA

Comunidade cobra retomada de obra na Delfina

Previsão de entrega de asfaltamento era para o mês de maio, mas os trabalhos não avançaram da fase de preparação do terreno. Construtora argumenta que paralisações ocorreram por problemas na britagem

Trecho recebeu a base para pavimentação, mas terreno apresenta buracos e pontos de irregularidade. Crédito: Jhon Willian Tedeschi

Os usuários da estrada João Pedro Mallmann, no distrito de Delfina, ligação alternativa entre Estrela e Bom Retiro do Sul, questionam a parada na pavimentação do trecho de 1,1 quilômetro. A obra que iniciou em dezembro do ano passado e foi interrompida em abril faz parte de um pacote anunciado pelo governo em agosto de 2022.

A paralisação foi notada pelos moradores quando foi concluída a preparação da base, mas sem que houvesse sequência. O aposentado Lauro Mallmann tem propriedade às margens da estrada geral e é uma das pessoas que questionam sobre a conclusão da obra. “A promessa era que fosse entregue o asfalto até o fim do mês passado”, lembra.

Sem manutenção ou avanço na via, as condições pioraram, com a deterioração do terreno e o surgimento de buracos na pista. Um trecho da calçada de passeio foi iniciado, mas também teve os serviços interrompidos. “Eles fizeram alguns serviços pequenos ali nesse tempo, mas o asfalto de fato não”, explica o fiscal da obra, Rodrigo Skrsypcsak.

O técnico da prefeitura pontua que cobrou da equipe responsável, da empresa Conpasul, e que a explicação é que houveram problemas técnicos na britagem, que teria atrasado obras da construtora em outros municípios. “Agora eles já estão retomando estas obras e a previsão para entrar na Delfina novamente é na metade da semana que vem, ali por quinta.” Até o fechamento desta edição a empresa não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Pausa na área urbana

Outro ponto de Estrela com interrupção nas obras foi a rua Willy Aldino Eidelwein, no bairro Pinheiros. Conforme Skrsypcsak, a pavimentação nos cerca de 70 metros entre as ruas Cerro Azul e Ermindo Lohmann será retomada após o término dos trabalhos no interior. O asfaltamento iniciou em janeiro deste ano e foi interrompido no mesmo período da pausa na Delfina.

Atraso na ciclovia

A Conpasul faz parte do consórcio que atua na obra da ciclovia intermunicipal, entre Estrela e Imigrante. As dificuldades técnicas alegadas pela empresa não impactam nos trabalhos em Estrela, que estão na fase de terraplenagem e preparação de solo, mas os responsáveis em Colinas apontam a ocorrência de atrasos. “Estão em um ritmo mais lento por essa falta de materiais”, afirma o prefeito Sandro Herrmann.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: