Jornal Nova Geração

Soluções para o trânsito

ESTRELA – Os motoristas e pedestres que circulam por Estrela apontam algumas demandas para melhorias no trânsito. Os principais pedidos são para alterações na rotatória em frente à Escola Estadual de Educação Profissional Estrela (EEEPE), na Rua Coronel Müssnich, e para a entrada do Bairro Boa União, na ERS-453 com a Rua João Lino Braun.

Na rotatória da Coronel Müssnich, as principais reclamações são quanto aos motoristas que saem da Rua Marechal Floriano e ingressam à esquerda na Coronel Müssnich, manobra que já acarretou em diversos acidentes. De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Guilherme Engster, em 2015, uma empresa foi contratada para um estudo que, posteriormente, foi utilizado para criação do Sistema Municipal de Mobilidade Urbana (lei de 2016).

Uma das sugestões da empresa contratada na época foi a colocação de três semáforos na rotatória e mudança na Marechal Floriano, proibindo a conversão à esquerda. “Várias sugestões foram implementadas pelo governo, seja por intervenções na rede viária, licitação do transporte coletivo urbano e regulamentação do serviço de táxi, que compõem o sistema de mobilidade, entre outras. No entanto, nem todas as sugestões previstas no estudo que integra a lei e estabelece ações de curto, médio e longo prazos (5, 10 e 20 anos) puderam ser realizadas. O plano está em vigor e certamente será base para ações da futura gestão na área de mobilidade e transporte,” diz Engster.

Projeto pronto para um trevo

Para a entrada do Bairro Boa União, que possui tráfego frequente de veículos pesados que utilizam a rota, Engster explica que o município montou, ainda em 2018, um projeto para um trevo de acesso da ERS-453 para a Rua João Fell. “Desta forma, todo fluxo pesado de veículos que vem da Rota do Sol para a BR-386 irá passar direto pela João Fell e não pela Boa União”, explica. O projeto já foi aprovado na Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e aguarda execução por parte do governo estadual.

Sem solução única

O professor da Univates João Rodrigo Mattos, que é graduado em Engenharia Civil e tem experiência com ênfase em rodovias, destaca que não existe uma solução única para o trânsito. Ele explica que, se a intenção é dar mais fluidez ao trânsito, a melhor solução é a rótula que já existe. Mas, se for questão de passagem de pedestres (atropelamentos, por exemplo), o semáforo seria mais seguro. “Acho que neste caso a primeira medida seria limitar (proibir) movimentos de conversão à esquerda na via transversal (Rua Marechal Floriano), o que já reduziria várias conflitos na proximidade da rotatória”, salienta.
Sobre a instalação de semáforo, ele adianta: “É uma boa solução para reduzir os conflitos existentes e aumentar a segurança. Entretanto, é necessário um estudo de tráfego adequado para ver o impacto de sua instalação no fluxo dos veículos e pedestres durante o horário de pico.”

 

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