Jornal Nova Geração

ESTRELA

Congresso destaca soluções tecnológicas ao setor de transporte

Além dos debates na programação do evento, que abordaram o futuro do segmento, empreendedores apostaram nas inovações para aumentar rede de relacionamentos e atrair novos negócios. Feira reuniu cerca de 450 pessoas no Porto

Cerca de 450 pessoas participaram do 1º Congresso de Logística dos Vales, no Porto de Estrela (Foto: Felipe Neitzke)

Algumas das principais empresas e líderes do setor logístico se reuniram nessa terça-feira, 11, no Porto de Estrela. Com painéis temáticos, em um ambiente propício à troca de conhecimento e oportunidades de negócios, cerca de 450 pessoas participaram do 1º Congresso de Logística dos Vales. O evento foi organizado pela Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) e pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no RS (Setcergs).

No pavilhão junto à área portuária, debates que projetaram o futuro da logística, inovações e formatos de gestão em empresas familiares, dividiram espaço com tendências tecnológicas apresentadas por algumas organizações, além de alternativas para otimizar o trabalho dos empresários e dos transportadores em geral. Participaram expositores e transportadores, além da região dos Vales do Taquari e do Rio Pardo, da Serra e da Região Metropolitana.

Entre os painéis, representantes de empresas buscaram expandir suas redes de relacionamento.

“Os colegas acabaram me abordando, conversamos sobre situações do mercado. É muito benéfico ter esse engajamento, com um só propósito, de buscar o melhor para todos os setores”, contou Jéferson Jancen, analista de logística na Nutritec.

O colega em questão era Leandro Lansing, representante comercial da Rodofort Guerra, que foi na mesma linha, de objetivar novos contatos profissionais com potenciais clientes. “Um congresso como esse reúne várias empresas conceituadas, com grande movimentação de carga. Conhecer as tendências de mercado e inovação é muito importante para abrir nossos olhos para o futuro.”

“Troca de figurinhas”

As empresas Truckpag e 3SAT Tecnologia fazem parte do mesmo grupo, em Cascavel e Londrina, no Paraná, e levaram ao congresso tecnologias em gestão de frotas e abastecimento, telemetria e rastreamento. O serviço visa reduzir os custos das transportadoras a partir de um maior controle na utilização de combustíveis e redução de burocracias.

Representante comercial da Truckpag no estado, Matheus Magro comentou que o objetivo da participação foi “trocar figurinhas” com possíveis parceiros e reforçar o posicionamento no Vale do Taquari. “A região de Lajeado e Estrela é muito rica no setor do transporte. Muitos clientes daqui já atuam com nossa gestão.”

Abertura do congresso teve participação de Afrânio Kieling, presidente da Fetransul (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

Segurança para os transportadores

Há 17 anos no mercado, a Tecno Mobile tem sede em Brasília e participou da feira à convite da Setcergs. A empresa opera com sistema de câmeras embarcadas, com sensores de fadiga que visam evitar acidentes. “Se o motorista usar celular ou cigarro, ou manifestar sono, o sistema vai dar um alerta”, explicou a representante comercial Michele Moura.

Os brasilienses tem o interesse de ingressar com mais força no setor de cargas. “Cada vez mais é uma obrigação dos embarcadores e uma necessidade das empresas”, mencionou Michele. Ela completou ao citar que os clientes procuram o serviço para “remediar” algum acidente já ocorrido. “Muitos colocam isso inclusive no planejamento estratégico”, finalizou.

“De alma lavada”

Ao fim das apresentações, a presidente da E-Log, Elaine Strehl, avaliou o congresso como “fantástico”. Para ela, a aceitação das pessoas em relação à proposta colocada foi o grande ponto positivo da primeira edição do encontro, além da participação do público no desenvolvimento dos painéis.
“A construção do congresso teve uma longa caminhada em um período curto. Pensamos em tudo, para que pudéssemos chegar nesse momento muito felizes, satisfeitos e de alma lavada. Houve integração, networking, e as empresas e nossos patrocinadores nos deram um feedback muito positivo”, afirmou.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: