O Porto de Estrela receberá na próxima terça-feira, 11, o 1º Congresso de Logística dos Vales, onde serão debatidas formas de integração entre os transportes rodoviário, ferroviário e fluvial. A proposta da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) e do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (Setcergs) é contribuir para o melhor uso desses modais.
Explorar o potencial do município, que tem cerca de 60 empresas no ramo de transportadoras, faz parte dos objetivos do evento. Um painel específico sobre o futuro da logística abrirá o congresso e é considerado um dos momentos mais importantes entre as atividades. “Se nós falarmos só na cidade de Estrela, temos inúmeras empresas que trabalham especificamente no ramo do transporte, e ainda não tínhamos ainda discutido esse modal”, afirma a presidente da E-Log, Elaine Strehl.
Para que o segmento se fortaleça, a ideia é apresentar alternativas junto aos demais formatos de transporte que a E-Log tem a responsabilidade de explorar no município. A parceria com a Setcergs faz parte dessas iniciativas para levar adiante a ideia do congresso, inédito na região. Ao todo serão 14 empresas participantes, dos Vales do Taquari e do Rio Pardo.
A repercussão do evento anima o vice-presidente de transportes da Setcergs, Diego Tomasi. Para ele, ter 200 pessoas do setor de logística inscritas no congresso oferecem a possibilidade de um debate sobre os potenciais e oportunidades dos operadores logísticos dos Vales. “Uma região com logística desenvolvida se torna próspera pois impulsiona as empresas e indústrias locais”, afirma.
A visão dos modais como complementares é defendida por Elaine, ao comentar uma “concorrência” entre os segmentos. “Não fazemos nada sem o rodoviário. Não descarregamos grãos no porto, sem que esteja esperando ali um outro meio de transporte, que é o rodoviário. Discutimos isso em uma visita com a Setcergs”, garante.
Porto como facilitador
O foco no porto é avaliado pela gestora da E-Log como uma ferramenta para facilitar o processo logístico. “Muitas vezes estamos defendendo o porto, mas ele é mais um meio para facilitar e ele pode justamente fomentar nossa economia, trazendo grãos e cargas para cá, para o rodoviário fazer a entrega definitiva deles”, finaliza.
Como participar
A participação no evento não tem custos, porém é necessário que o público se inscreva antes pelo site da promotora Sympla. As vagas são limitadas e as inscrições encerram no sábado, 8. Além de empresários e profissionais da logística, o evento é aberto aos estudantes de cursos da área. Para os acadêmicos as vagas também são limitadas e encerram dia 8.
Programação
10h | painel 1
O FUTURO DA LOGÍSTICA
Mediador: Ivandro Rosa, presidente da CIC Vale do Taquari;
Modal Rodoviário: Afrânio Rogério Kieling, presidente da Fetransul;
Modal Hidroviário: Cristiano Pinto Klinger, diretor da Portos RS;
Modal Ferroviário: Afonso Brambila, diretor do Setor Ferroviário do Grupo Randon.
14h | painel 2
INOVAÇÕES NO SETOR DE LOGÍSTICA
Mediadores: Diego Tomasi, diretor comercial da Tomasi Logística e vice-presidente de transportes do Setcergs; Lucas Scapini, CEO do Grupo Scapini e vice-presidente internacional do Setcergs.
Participantes: Juarez Piccinini, diretor do Banco Randon; Nicolas Galvão, CEO da Delta Global; André Oliveira, empreendedor serial com formação em tecnologia; Thais Bandeira
16h | painel 3
GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES
Mediador: Prof. Dr. Carlos Cândido da Silva Cyrne, Pró-Reitor da Univates;
Participantes: Sérgio Gabardo, presidente do Setcergs; Andressa Scapini, diretora e coordenadora da Comissão das Relações de Trabalho do Setcergs; Eduardo Richter, sócio-diretor da Transportadora TransVR; Aline Eggers, CEO da Fruki.
ENTREVISTA: Ivandro Rosa – presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT)
“O debate coloca a região no centro das discussões sobre o mercado da logística”
Mediador de um dos principais paineis do 1º Congresso de Logística dos Vales, o presidente da CIC-VT, Ivandro Rosa, pontua que o segmento passa por um momento de profundas mudanças, e que o evento é uma chance para as empresas locais aumentarem a competitividade.
Jornal Nova Geração: Quais são as perspectivas diante de uma projeção do futuro no setor logístico?
Ivandro Rosa: A logística passa por uma revolução, que está na tecnologia embarcada nos equipamentos, nos caminhões, nas linhas de transporte, também nos novos aplicativos, ferramentas que tornam o processo muito mais digitalizado, que se aplica em centros de logística. Por exemplo, durante a pandemia o e-commerce dinamizou muito as compras virtuais. A partir disso, são necessárias plataformas, centros de distribuição para entregas fracionadas. Existe toda uma cadeia que precisa se mobilizar para atender a esse novo mercado gigante que se abriu em função da dinamização do e-commerce.
Jornal NG: Quanto a proposta do congresso acrescenta no debate sobre as formas de transporte?
Rosa: O debate coloca a região no centro das discussões sobre o mercado da logística. No painel inicial vai ser tratado o futuro da logística, com o viés dos modais rodoviário, hidroviário e ferroviário. A ideia é discutir a multimodalidade, que seria o melhor dos mundos, e como vemos essas possibilidades no futuro e como isso implicará no Vale do Taquari. Nós precisamos melhorar a competitividade das empresas locais, com a diminuição do custo do transporte. Assim estaremos fortalecendo a economia regional.
Jornal NG: Até que ponto a integração entre E-Log e Setcergs sinaliza um avanço no segmento para a região?
Rosa: O que facilita nesse momento, é que o Vale do Taquari tem grandes empresas de logística que atuam no Brasil inteiro e a diretoria da Setcergs está muito ligada. Nós temos vários membros do Setcergs que fazem parte de empresas aqui da região. É um momento ímpar da proximidade do sindicato com a região e nós estamos aproveitando essa oportunidade para gerar essa discussão. A CIC Vale do Taquari, entra como apoiadora com o intuito de aproximar os temas dos negócios da região.