Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Conselho de Prefeitos discute contratação de médico e aquisição de ambulância em reunião

Na última sexta-feira, 7, às 9h, na sede do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari, ocorreu uma reunião da Diretoria do Consórcio para discutir assuntos de grande importância

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira,  7 , às 9h, na sede do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari, ocorreu uma reunião da Diretoria do Consórcio para discutir assuntos de grande importância. A pauta da reunião incluiu os seguintes tópicos: I – Contratação de médico regulador para ser cedido ao estado; II – Aquisição de ambulância para o SAMU Regional; III – Assuntos gerais.

A reunião contou com a presença do Presidente Marcos José Scorsatto, Prefeito de Itapuca, do vice-Presidente Edmilson Busatto, Prefeito de Bom Retiro do Sul, do Secretário Geral Jari Hunhoff, Prefeito de Capitão, do Tesoureiro Sandro R Herrmann, Prefeito de Colinas, do Secretário Executivo da entidade, Nilton da Silva Rolante, da Coordenadora de Gestão e Planejamento, Lucilene Wolfarth, da Coordenadora da Câmara Técnica da Saúde, Patrícia Lanzini Sanderson, além dos Secretários de Saúde de diversas cidades da região.

O primeiro assunto discutido foi a contratação de um médico regulador, cujo objetivo seria atender às necessidades de expansão do sistema GERCON. Após análise e estudo realizado pelo Conselho e Secretários de Saúde, ficou decidido e aprovado que o Consórcio contratará um médico regulador por um período de doze meses, por meio de uma pessoa jurídica. O Estado será responsável pela regulação dos serviços e pelo repasse financeiro ao Fundo Municipal de Saúde de Lajeado. Essa decisão visa agilizar o atendimento no SUS, otimizando o processo de triagem.

Como contrapartida, o Consórcio exigiu a liberação dos valores a receber do Estado do RS, que totalizam quase R$ 5 milhões, referentes ao “incentivo” dos atendimentos especializados, conforme PROA 23200000846021. Para tratar dessa questão, uma comitiva composta por Secretários de Saúde e Prefeitos integrantes do Conselho, juntamente com representantes de Encantado e Lajeado, será organizada para negociar diretamente com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Em seguida, foi abordado o segundo ponto da pauta, que tratava da aquisição de ambulâncias para o SAMU Regional. O assunto será levado para reunião geral dos prefeitos.

Por fim, no terceiro tópico da pauta, foram discutidos os municípios que ainda não apresentaram contratos para o custeio do Programa Traumatologia, que é rateado entre os municípios das regiões 29 e 30 de saúde. Além disso, foi aprovada a possibilidade de agendamento de uma reunião com o Hospital de Passo Fundo para tratar de um futuro credenciamento.

Após a discussão dos pontos da pauta, a ata da reunião foi redigida, lida e aprovada pelos presentes. O documento será assinado pelo Presidente do CONSISA e pelo Secretário Executivo da entidade.

Essa reunião demonstra o compromisso e o empenho dos Prefeitos da região em melhorar os serviços de saúde, buscando soluções conjuntas para atender às necessidades da população.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: