Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Consepro pretende instalar cercamento eletrônico até junho

O projeto terá um investimento de R$ 270 mil por meio de parceria público-privada

Dar mais segurança à comunidade e coibir atos de vandalismo, perturbação do sossego, furtos, roubos e assaltos. É com esse objetivo que o Conselho Comunitário Pró- Segurança Pública (Consepro) de Imigrante planeja instalar, até junho, o cercamento eletrônico. Serão 32 câmaras localizadas em pontos estratégicos e monitoradas pela Brigada Militar (BM). O investimento será de R$ 270 mil, em uma parceria público-privada.

Conforme o presidente do Consepro, Cleibler Jair Mattuella, os equipamentos serão instalados a partir de um levantamento de todos os pontos de acesso do município e poderá ser implementado por etapas. “Projetamos e mapeamos todas as entradas e saídas e principais pontos de movimentação. Assim, não tem possibilidade de nenhum veículo ou usuário se locomover sem ser percebido por alguma câmera”, explica.

Segundo Mattuella, serão usados equipamentos de última geração: câmera Speed Done, com gravação em 360º, automática e manual; câmera 4K, com gravação fixa; e Câmera LPR, com leitura de placas de rodagem. “Serão monitoradas na sede da BM, no centro de monitoramento do 40º Batalhão de Polícia Militar de Estrela, e junto a segurança pública do estado, ainda não definido”, afirma.

O sargento da brigada, Valdir Schwarz, explica que a função da instituição será de observar o fluxo dos transeuntes que circulam no município em tempo real ou, até se necessário for, buscar nas gravações a resposta para atos delituosos. “O nosso serviço é, na sua essência, ostensiva e preventiva. Como muitas vezes o efetivo é reduzido, com o projeto fica mais fácil fazer a visualização de diversos lugares sem a necessidade do deslocamento e gerando economia da máquina pública. Isso traz uma maior segurança à população”, frisa.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: