Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Consisa propõe ação inovadora em oftalmologia

Iniciativa permite diagnóstico rápido de problemas oftalmológicos em crianças e adultos

Prefeitos conferiram demonstrações de método que facilita triagem (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) apresentou, nessa quarta-feira, 14, proposta inovadora na área da oftalmologia. Trata-se do projeto “Em Um Piscar de Olhos”, que permite o diagnóstico rápido de problemas oftalmológicos em crianças a partir dos seis meses até a idade adulta por meio de equipamento.

Havendo interesse dos municípios, o consórcio fará os trâmites licitatórios para trazer o projeto ao Vale do Taquari. A demonstração ocorre em dois momentos. Pela manhã, em Bom Retiro do Sul e, pela tarde, Nova Bréscia.

O sistema analisa os dois olhos ao mesmo tempo a uma distância de um metro entre o dispositivo e o paciente. Sua tela sensível ao toque permite uma operação simplificada e fácil gerenciamento de dados do paciente.

Após o escaneamento, o equipamento emite um relatório, cujo laudo poderá facilitar e agilizar o diagnóstico posterior de um oftalmologista e o início de um tratamento adequado.

O idealizador do projeto, Leonardo Figueiredo, concedeu entrevista à Rádio A Hora 102.9 nesta quarta-feira, 14. Para ele, é muito importante que os alunos da rede pública tenham acesso ao atendimento oftalmológico. O índice de crianças que nunca foram em um oftalmologista chega a 80%.

“Pelo menos 20% das crianças têm problemas de visão. Com esse projeto, será possível verificar em poucos minutos. Entretanto, esse resultado não vai substituir a consulta necessária para a receita de um óculos”, apontou.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: