Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Construção resguarda nove décadas de história

Prédio que sedia a Sociedade União completou 90 anos nesta semana. Entre os principais acontecimentos no local, destaque para as festas de emancipação e inauguração da Barragem Eclusa. Gestores têm o objetivo de retomar as atividades

Indicação na parte superior da fachada revela o ano de construção do prédio: 1932 (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

Conhecida por ser o local da maior parte dos acontecimentos históricos no município, a sede da Sociedade União Bom Retirense completou 90 anos da inauguração nessa terça-feira, 20. O prédio, que hoje abriga um restaurante e um estúdio de pilates, levou um ano para ser construído, a partir da fundação do clube, surgido da fusão de duas entidades.

O grupo foi originado da Sociedade Atiradores Bom Retirense, criada em 1896, e da Sociedade Recreio Familiar, que iniciou atividades em 1915. A atividade do tiro esportivo era uma característica dos imigrantes alemães, que usavam o esporte para manter o vínculo com as tradições da terra natal.

No restaurante, um painel com 31 brasões com a inscrição “könig”, que significa “rei”, em alemão, identificam os vencedores dos torneios que ocorreram entre 1897 e 1931. Entre 1918 e 1920, a competição foi suspensa por causa da guerra na Rússia, e em 1925, pela transmissão da febre tifoide.

Painel com brasões faz referência aos vencedores dos torneios de tiro que ocorreram entre 1897 e 1931 (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

O local foi uma das referências para eventos na comunidade entre as décadas de 1950 e 1970. Apresentações de orquestras, bailes e reuniões marcaram a história da entidade. “Tínhamos também as tradicionais viradas de ano a céu aberto, no pátio da sociedade, que perduraram até os anos 1990”, lembra Ariel Santos, que administra o restaurante no clube.

A Sociedade União recebeu as comemorações da emancipação do município, em 1959. A festa posterior à inauguração da Barragem Eclusa, em outubro de 1976, também ocorreu no salão, com a presença do então governador Sinval Guazzelli.

Registros históricos

Salão teve a pintura recuperada quando a nova gestão assumiu o comando do clube (Foto: Jhon Wililan Tedeschi)

Inspirados pela lembrança dos times de futebol antigos em Bom Retiro, Eder Martins e Renata Mallmann coletam fotografias de momentos importantes do município desde 2012. Chamado “Memória BRS”, o coletivo possui diversos registros de passagens da entidade. Entre as fotos da Sociedade União no acervo, estão apresentações da banda BRSons, formada nos anos 1960, peças de teatro no clube, entre outros.

No livro “Bom Retiro do Sul, sua história, sua vida”, escrito por Ellen Walkiria Eifler, um trecho conta parte da história do clube. “Uma grande festa, durante dois dias e duas noites – sábado e domingo – marcou a inauguração da sede da Sociedade União Bom Retirense: competições esportivas, como bolão e tiro ao alvo, culminando com um grande baile”, diz a publicação.

Baile da Primavera

Um dos mais tradicionais eventos promovidos pela Sociedade União era o Baile da Primavera, na ocasião do aniversário do clube, com a escolha da Rainha da Primavera. O livro cita que a festa começava no sábado, com um baile de gala, com a apuração à meia-noite e a coroação na noite seguinte. Durante o dia, competições esportivas e almoço ocorriam no local.

Futuro da entidade

A diretoria atual assumiu em 2006, com a missão de manter a tradição de décadas na cidade, diante do risco de venda da área. Ao todo, cerca de 50 pessoas seguem associadas à União. Os gestores reformaram o espaço e cederam parte para outros estabelecimentos, enquanto o salão principal sedia eventos menores. Desde o início da pandemia, o desafio é manter o espaço regular, devido às restrições com o plano de prevenção e proteção a incêndios (PPCI).

Salão teve a pintura recuperada quando a nova gestão assumiu o comando do clube (Foto: Jhon Wililan Tedeschi)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: