Jornal Nova Geração

365 VEZES NO VALE

Convento São Boaventura: imponência e sossego em Imigrante

No bucólico distrito de Daltro Filho, interior de Imigrante, uma construção imponente chama atenção

No bucólico distrito de Daltro Filho, interior de Imigrante, uma construção imponente chama atenção. Erguido em pedras grés retiradas do próprio local, o Convento São Boaventura é um dos mais belos do país.

A construção foi feita em etapas por freis holandeses com ajuda da comunidade. Começou em 1939 e foi concluída apenas em 1952. Primeiro, era casa de formação de estudos e teve faculdade de filosofia até 1965.

Atualmente, é o ambiente perfeito para retiro espiritual e contemplação da natureza. Está cercado pelo verde da mata, que ressalta ainda mais a beleza de sua arquitetura.

Para muitos, esse cenário remete aos tempos medievais em que São Francisco de Assis viveu.

Destaque interno é a capela em estilo monástico. O convento também abriga o túmulo do Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, o único brasileiro a receber indicação no conclave de 1978 para ser eleito papa.

O ambiente é aberto ao público. Quem quiser passar mais dias no local tem a possibilidade de se hospedar nos dormitórios simples, mas aconchegantes do prédio religioso.

Outro momento interessante de visitar o convento é durante as apresentações da Paixão de Cristo. O evento, que chegou a 17ª edição em 2023, abriga uma das encenações mais famosas do RS sobre a morte e ressurreição de Jesus.

Uma última curiosidade sobre o Convento São Boaventura. Ele será o destino final de uma das maiores ciclovias intermunicipais do Brasil. Serão 28 quilômetros ligando Imigrante a Estrela, possibilitando que, além de usar veículos motores, o visitante pode chegar ao local de bicicleta para apreciar a bela estrutura.

Toque Café é novidade culinária em Lajeado

A mais nova opção gastronômica de Lajeado abriu as portas neste fim de semana, junto à Floricultura Toque Especial, no bairro Conventos, em Lajeado. A Toque Café está localizada na BR-386, 7920. Surgiu como uma ideia de “café em meio às flores”, pois está anexa à floricultura.
Tem cardápio com doces, salgados, cafés e almoços com pratos feitos. Destaques do empreendimento são os ambientes floridos e bem decorados. Também há um garden, onde são servidas tábuas de frios acompanhados de vinhos ou espumantes da casa Perini.
Atendimento de terças a sábados, das 9h às 19h. No domingo abre das 11h30min às 19h.

Repost no 365

O Douglas Pereira foi até os pés da cascata, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Doutor Ricardo. É essa queda de água que forma a cortina de prata nesse destino de fé e beleza natural rara.

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: